Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Paulo Pestana: O jornalista e arquiteto de muitas vitórias políticas no DF

Publicado em

Um grande profissional: era assim que o jornalista Paulo Pestana era reconhecido no meio da imprensa brasileira.

Escreveu para muitas redações, como do Estadão de São Paulo, Rede Globo, Rádio Nacional e Correio Braziliense.

Um jornalista completo, Pestana também foi mentor da campanha de Ibaneis Rocha (MDB). Ele faleceu nesta segunda-feira (11), ao dar entrada em um hospital de Brasília com dores súbitas nas pernas.

Ainda não há uma divulgação oficial sobre o que causou a sua morte.

Nas primeiras notas de pesar, divulgadas por grandes expressões da política brasiliense, como o lamento do governador Ibaneis Rocha na manhã desta segunda, a capacidade de Paulo Pestana foi relembrada.

Isso inclui as diversas campanhas políticas que ele ajudou a impulsionar, nas quais foi vitorioso ao lado do seu quase irmão siamês, Wellington Moraes, secretário de comunicação do governo do Distrito Federal.

Era impossível ver o jornalista Wellington e não pensar em Pestana, ou vice-versa.

Para o mundo político local, Pestana era mais que um jornalista: foi um dos mais importantes publicitários brasilienses de todos os tempos, com ativa participação em todas as vitórias de Ibaneis Rocha desde sua primeira eleição para a presidência da Seccional da OAB do Distrito Federal em 2011, com o majestoso marketing “Eu quero mais Ordem”.

Nunca, na história política do DF, o eleitorado elegeu alguém que não era do mundo político. Pestana ajudou a quebrar vários tabus.

O primeiro, em 2018, com a eleição do então desconhecido candidato emedebista que surgiu no cenário político, deixando para trás velhas raposas e, em seguida, derrotando nas urnas o candidato aboletado na máquina pública, o então governador Rodrigo Rollemberg.

Ninguém imaginava esse feito, assim como era inimaginável admitir que um governador do DF fosse reeleito em 1º turno em 2022.

Ibaneis conseguiu essa proeza. Sozinho? Não.

No núcleo duro da comunicação da campanha, lá estava o jornalista e articulador Paulo Pestana, tão discreto quanto uma sombra, agindo nos bastidores.

Ele ajudou Ibaneis a atravessar os momentos mais difíceis do governo, como a pandemia devastadora que consumiu vidas e a economia do mundo em 2021 e 2022.

Enfrentou o oito de janeiro, que deixou à deriva o governo do DF por longos 60 dias com o afastamento judicial de Ibaneis Rocha.

As investigações, posteriormente, concluíram sua inocência.

Nesta manhã de segunda-feira, o mundo político e jornalístico do DF amanheceu surpreendido com a triste notícia: PP se foi.

Estamos órfãos de um grande arquiteto político que sabia fazer da comunicação uma arma poderosa para gerenciar crises e contrapor ataques de oponentes. Que Deus o conforte.

 

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

GDF é destaque na primeira edição do Prêmio Brasil sem Fome

O Governo do Distrito Federal recebeu o prêmio Brasil Sem Fome, do Ministério do Desenvolvimento...

Mais Radar

Fred Linhares aposta em Celina para manter governo aprovado pelo povo

Fred Linhares foi direto ao ponto: "o Republicanos bateu o martelo e apoia Celina Leão ao GDF em 2026. Aliança fechada, chapa definida com Gustavo Rocha de vice e foco na continuidade de um governo bem avaliado", disse ao Radar-DF.

PL-DF afunda em crise silenciosa e pode desaparecer da Câmara em 2026

Nos bastidores, Valdemar Costa Neto vê o PL-DF à beira do colapso. A falta de estratégia pode deixar o partido sem deputados federais em 2026, reduzindo a bancada, além da influência política e o volumoso fundo partidário.

E quem disse que uma mulher não pode cantar? Só os imbecis acham que não

Celina Leão reagiu com firmeza ao machismo disfarçado de crítica política. Cantar, encantar e celebrar o povo não diminui uma mulher pública: revela força, autenticidade e liberdade. "O preconceito não silencia quem lidera com alegria", ela na festa da ABBP.

Deputado Roosevelt: Orçamento 2026 vai fortalecer combate ao crime

Deputado Roosevelt Vilela (PL) defende investimento em inteligência policial e integração de forças. Orçamento 2026 da CLDF, com R$15,4 bi para segurança, permite avanços em tecnologia e união policial para mais proteção às famílias do DF

Vídeo! Para Caiado, Marconi é o “cupim branco” que corroeu Goiás por 20 anos

Caiado intensifica o debate ao comparar a tentativa de Marconi Perillo voltar ao Palácio das Esmeraldas a um “cupim branco”, metáfora usada para alertar que conquistas construídas em anos podem ser destruídas em instantes.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político