Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Pode dar casamento: PP e Republicanos ensaiam federação para 2026

Publicado em

O Partido Progressista e o Republicanos ensaiam fechar um acordo para uma federação partidária para começar a valer a partir de 2026.

Se ocorrer o enlace político entre as duas legendas, o Republicanos pode se dar bem no Distrito Federal, onde o Partido Progressista tem a vice-governadora Celina Leão, candidata favorita à reeleição.

Em um casamento como esse, o questionamento que logo vem a seguir é: como ficaria a chapa liderada pela Leão em 2026?

Sairia do Republicanos o candidato a vice?

De onde sairiam os candidatos ao Senado e seus suplentes?

Em 2022, o Republicanos foi o partido que mais elegeu deputados federais no DF, com Fred Linhares, Julio Cesar e Gilvan Máximo.

O partido da Igreja Universal também elegeu Damares Alves para a única vaga do Senado na eleição passada.

Uma das duas vagas ao Senado é quase certo que seja do governador Ibaneis Rocha (MDB).

Já para a segunda vaga, pode ficar para o Partido Liberal. A pergunta é: quem? Bia Kicis? Michelle Bolsonaro?

O primeiro nome, Valdemar da Costa Neto, não deixa. Já a ex-primeira-dama, que já declarou apoio à reeleição de Celina, ainda é uma incógnita.

O que importa ao partido é eleger e reeleger deputados para manter o seu milionário fundo partidário. É como o cacique do Partido Liberal costuma dizer: “Eleger senadores é bom, mas é bem melhor eleger deputados federais.”

No caso de Bia, a bolsonarista boa de voto, eleita em 2022 com 214.733 votos, é o único trunfo do PL com musculatura política para manter ela própria como deputada federal e mais outro, caso o fenômeno se repita em 2026.

Vozes correntes de bastidores dizem que o deputado Alberto Fraga, coronel integrante da bancada da bala, eleito em 2022 pelas sobras de Bia, pode aposentar a cartucheira política e ficar longe da disputa de 2026.

Valdemar da Costa Neto tem conversado muito com o distrital Roosevelt Vilela para que encare a disputa proporcional para a Câmara Federal.

Ele já está no segundo mandato de deputado distrital.

Roosevelt confessa que é preciso dar um voo mais alto, já que a área militar, um dos segmentos que ele representa, depende mais do governo federal do que do governo local.

O motivo é que as forças de segurança do DF são mantidas pelo Fundo Constitucional do Distrito Federal, constantemente ameaçado por deputados de outros estados da federação.

No PP de Celina, a legenda vai tentar eleger na próxima o presidente do IBRAM, Roney Nemer, que já foi deputado distrital e federal.

Em 2022, o Partido Progressista perdeu Celina, que era federal, para se tornar vice de Ibaneis.

Na última eleição, o PP não conseguiu eleger ninguém no DF para a Câmara.

Se a ideia da federação partidária entre PP e Republicanos pegar no campo nacional, no campo local terá que haver uma grande engenharia para acomodar os interesses do casamento sem se esquecer dos partidos aliados.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Goiás Social reforça apoio a municípios de risco antes das chuvas

 O Goiás Social, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), realizou a...

Mais Radar

Fred Linhares aposta em Celina para manter governo aprovado pelo povo

Fred Linhares foi direto ao ponto: "o Republicanos bateu o martelo e apoia Celina Leão ao GDF em 2026. Aliança fechada, chapa definida com Gustavo Rocha de vice e foco na continuidade de um governo bem avaliado", disse ao Radar-DF.

PL-DF afunda em crise silenciosa e pode desaparecer da Câmara em 2026

Nos bastidores, Valdemar Costa Neto vê o PL-DF à beira do colapso. A falta de estratégia pode deixar o partido sem deputados federais em 2026, reduzindo a bancada, além da influência política e o volumoso fundo partidário.

E quem disse que uma mulher não pode cantar? Só os imbecis acham que não

Celina Leão reagiu com firmeza ao machismo disfarçado de crítica política. Cantar, encantar e celebrar o povo não diminui uma mulher pública: revela força, autenticidade e liberdade. "O preconceito não silencia quem lidera com alegria", ela na festa da ABBP.

Deputado Roosevelt: Orçamento 2026 vai fortalecer combate ao crime

Deputado Roosevelt Vilela (PL) defende investimento em inteligência policial e integração de forças. Orçamento 2026 da CLDF, com R$15,4 bi para segurança, permite avanços em tecnologia e união policial para mais proteção às famílias do DF

Vídeo! Para Caiado, Marconi é o “cupim branco” que corroeu Goiás por 20 anos

Caiado intensifica o debate ao comparar a tentativa de Marconi Perillo voltar ao Palácio das Esmeraldas a um “cupim branco”, metáfora usada para alertar que conquistas construídas em anos podem ser destruídas em instantes.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político