Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Rollemberg esnoba Instituto Histórico e Geográfico do DF; foi excluído

Publicado em

Rodrigo Rollemberg, ex-governador do Distrito Federal, perdeu a cadeira de titular do Instituto Histórico e Geográfico do DF (IHGDF) por não ter assumido o cargo durante os cinco anos em que foi eleito.

O presidente do instituto, Paulo Castelo Branco, emitiu um decreto estabelecendo um prazo de seis meses para que as cadeiras fossem ocupadas pelos eleitos. No entanto, Rollemberg procurou o IHGDF apenas após o prazo ter expirado, perdendo a vaga.

O Instituto Histórico e Geográfico do DF é uma instituição de grande importância para a capital do país.

Fundado por Juscelino Kubitschek, o IHG teve como primeiro presidente o médico e oficial do Exército Ernesto Silva, que também foi o fundador do Rotary Club de Brasília, o Pioneiro, em 1958.

O colegiado do Instituto Histórico e Geográfico é composto por renomadas personalidades do mundo jurídico e político do Distrito Federal, como o ex-senador Hugo Napoleão, o general Santos Cruz, Ronaldo Costa Couto, a ex-deputada Moema Santiago, o deputado federal professor Paulo Fernando.

Recentemente tomaram posse o jornalista e ex-presidente da República, José Sarney, o professor Cristovam Buarque e os juristas Marco Aurélio Mello e José Eduardo Alckmin. As personalidades ocuparam as quatro últimas vagas.

Sarney vai ocupar a cadeira que tem como patrono o escritor maranhense Josué Montello, que foi embaixador na UNESCO que lutou e conseguiu elevar Brasília a Patrimônio Cultural da Humanidade.

Cristovam ocupara a cadeira Darcy Ribeiro e Marco Aurélio, a cadeira Mariane Perretti (artista que fez os vitrais da catedral).

O acervo do IHGDF, um dos mais ricos do país,  foi doado por Juscelino Kubitschek.

O objetivo do instituto é estudar, pesquisar e debater a cultura brasileira, além de fornecer educação e apoio à pesquisa sobre história e geografia, principalmente do Distrito Federal.

No entanto, parece que Rollemberg não compreendeu a importância e nem deu valor à relevância dessa instituição histórica e cultural de Brasília.

Ao não assumir sua cadeira, Rollemberg demonstrou desinteresse à sua escolha como membro da instituição.

O então presidente do Instituto Histórico Geográfico, Ronaldo Rebello de Britto Poletti, chegou a convidar o então governador para ser membro do Conselho Consultivo da instituição. No entanto, ele esnobou.

Ao RadarDF, o atual presidente do IHG, Paulo Castelo Branco, confirmou neste sábado(17), que Rollemberg não tomou posse como membro, apesar das reiteradas comunicações feitas a ele sem respostas, causando a sua exclusão definitiva, conforme reza o estatuto da entidade.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Abertas inscrições para o projeto Enem Inclusivo e Especial 2025

Estudantes que possuem algum tipo de deficiência ou transtorno já podem se inscrever no projeto...

Mais Radar

Escândalos e desgaste do governo Lula faz fechar a boca da oposição no DF

Enfraquecido por escândalos e sem lideranças fortes, o PT do DF perde voz, discurso e espaço político, enquanto o grupo de Ibaneis avança sem resistência rumo à sucessão em 2026.

Ibaneis e clã Bolsonaro formam aliança política para 2026 no DF

Ibaneis Rocha e Michelle Bolsonaro selam aliança para o Senado em 2026, com apoio do clã Bolsonaro. Encontro em Brasília fortalece MDB, PL e PP, visando eleger Celina Leão governadora e consolidar a direita no DF.

Política de juros de Galípolo leva PT a loucura que não pode o acusar de sabotador

PT, que acusava Campos Neto de “sabotar” o governo com juros altos, agora engole o choro com Gabriel Galípolo, indicado por Lula, que elevou a Selic a 15%, mantendo a política restritiva do BC.

Rollemberg dança que nem “pinto no lixo” a espera por vaga na Câmara

Rodrigo Rollemberg celebra diploma de deputado federal e dança como "pinto no lixo", mas posse pode atrasar até após recesso. A Câmara dos Deputados deve encaminhar a decisão do STF para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Quadrilhão do INSS na mira da CPMI: Damares quer bandidos na cadeia

Damares Alves consegue a instalação da CPMI do INSS para investigar fraudes bilionárias que lesaram aposentados. A senadora cobra justiça e denuncia a omissão do governo Lula diante do escândalo que atinge milhares de idosos.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político