O ASSUNTO É

Nova ferramenta garante atendimento virtual em Libras em tempo integral

Publicado em

O programa DF Libras CIL Online foi lançado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) nessa quarta-feira (6). A cerimônia aconteceu no Salão Nobre, do Palácio do Buriti. A iniciativa permite que pessoas com deficiência (PcDs) se comuniquem com os órgãos públicos de forma acessível e digital.

Por meio de uma plataforma virtual, os deficientes auditivos terão acesso facilitado a intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), em tempo integral e em todos os dias da semana.

Basta acessar a interface, e garante-se o atendimento acessível em formato online referente à demanda de qualquer órgão público.

A vice-governadora do DF, Celina Leão ressaltou que o programa busca assegurar os direitos e garantias das pessoas com deficiência auditiva.

“O DF Libras CIL Online é a garantia da acessibilidade de 100% da nossa comunidade surda, ou seja, 24 horas por dia, sete dias por semana, haverá a disponibilidade da tradução simultânea”, disse Celina.

Por meio do aplicativo, todos os surdos que precisarem de atendimento nas secretarias e serviços públicos terão acesso a essa intermediação.

A primeira-dama e chefe-executiva de Políticas Sociais, Mayara Noronha Rocha, destacou como um dos trunfos do programa a integração do governo e a coordenação da Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF (SEPD).

O DF Libras CIL Online oferece à comunidade surda o atendimento por meio de videochamadas em tempo real, com intermediação por intérpretes de Libras, todos os dias da semana, em qualquer horário.

O aplicativo foi feito em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal (Secti-DF). O titular da pasta, Leonardo Reisman, explicou a importância do olhar inclusivo da tecnologia.

“É muito importante termos a tecnologia como vetor de inclusão, e existe toda uma vertical pensada nisso, que são as tecnologias assistivas. A tecnologia está no nosso dia a dia, na mobilidade, na alimentação, no entretenimento e também na acessibilidade. O programa busca trazer independência e emancipação aos usuários”, disse o responsável.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Brasília soma mais de 4,4 mil faixas de pedestres

Desde a instalação da primeira passagem no Distrito Federal, em 1º de abril de 1997, nas imediações da Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, na...

Mais Radar

Brasília soma mais de 4,4 mil faixas de pedestres

Desde a instalação da primeira passagem no Distrito Federal, em 1º...

Fumaça de incêndio com indícios criminosos cobre o céu de Brasília

Incêndio com indícios criminosos cobre Brasília de fumaça. Crianças e idosos lotam hospitais públicos, agravando a crise na saúde em meio à greve ilegal de médicos, que já dura mais de 15 dias. Governador Ibaneis se reúne para tomar medidas urgentes.

Jardim Botânico recebe oficina de aquarela com plantas do cerrado

Uma aula de alquimia com cores ocupou o Salão de Exposição do Centro de Visitantes do Jardim Botânico neste domingo (15).

Vacinas contra várias doenças são oferecidas neste sábado (14)

A Secretaria de Saúde (SES-DF) irá disponibilizar 45 locais com doses contra covid-19, gripe, coqueluche e outras doenças que são listadas no calendário de imunização.

Matrículas para o Programa RenovaDF podem ser feitas até esta sexta (13)

Foi prorrogado até esta sexta (13) o prazo para os candidatos...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»