O ASSUNTO É

Policiais civis criticam Lula e dizem que veto contra categoria é traição

Publicado em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu duras críticas das entidades de classe relacionadas à Polícia Civil por vetar indenizações e aposentadoria integral na Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis.

A sanção da lei e a publicação no Diário Oficial da União ocorreram na última quinta-feira (23).

Em uma nota conjunta, a Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol), a Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol) e a Federação Nacional dos Peritos Oficiais em Identificação (Fenappi) demonstraram indignação diante da decisão do governo federal. Segundo as entidades, houve uma “traição” por parte do presidente.

As entidades afirmaram que, apesar de meses de discussões e diálogos “contínuos e respeitosos”, o presidente Lula optou por uma posição política contrária ao que havia sido acordado com as entidades de classe e os congressistas.

Esse posicionamento político foi considerado uma “literal traição” às entidades de classe, aos representantes no Congresso Nacional e à toda sociedade brasileira.

O ponto mais polêmico do veto foi a exclusão das disposições referentes a indenizações e aposentadoria integral para os policiais civis.

Essas demandas eram consideradas fundamentais pelas entidades de classe para garantir melhores condições e reconhecimento aos profissionais da área.

A ausência de indenizações afeta diretamente os agentes de segurança que estão expostos a riscos constantes no exercício de suas atividades.

Já a falta de aposentadoria integral representa um prejuízo significativo para os policiais ao término da carreira, já que são profissionais que atuam em um ambiente de alto risco e cujo esforço físico e mental são intensos.

Diante desse cenário, as entidades de classe prometem intensificar as mobilizações e manifestações para reverter os vetos e garantir os direitos dos policiais civis.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Sino do Rotary Club de Brasília: Afonso Cândido destaca sua história

Afonso Cândido (ao meio) ilumina o 1º Ciclo de Palestras do Rotary Club de Brasília, o "Pioneiro", destacando o sino como símbolo de união e história. Sob a presidência de José Fernando Vilela, o evento reforçou os valores do Rotary International.

Mais Radar

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com destaque para PDLs

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com 73 PLs, 47 PDLs, 8 PLCs e 6 PRs. Destaque para aumento de PDLs e leis como regularização de puxadinhos, crédito justo e uniforme escolar gratuito, impactando a sociedade do DF.

Projeto de lei institui diretrizes para o Programa Agrário do Distrito Federal

Foi aprovado na manhã de hoje (22) pela Comissão de Produção...

Dra. Jane Klebia enfrenta violência política e diz que nada a intimida

Mulher negra, Dra. Jane enfrenta a violência política de gênero, criminalizada pela Lei nº 14.192/2021, com resiliência, transformando ataques em combustível para seguir sua luta sem ceder a práticas intimidatórias e criminosas.

Com Rogério Morro da Cruz, Celina e Ibaneis levam progresso a São Sebastião

Com Ibaneis Rocha, Celina Leão e Rogério Morro da Cruz, São Sebastião vive um novo tempo: obras históricas, mais justiça e mobilidade, refletindo compromisso real com qualidade de vida e futuro digno à população.

Deputada Jane Klebia propõe aluguel social apenas com o BO policial

A partir do boletim de ocorrência, as mulheres vítimas de violência...

Últimas do Radar