Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Ibaneis é candidato ao Senado ou não na próxima eleição no DF?

Publicado em

De acordo com informações não confirmadas publicamente, Ibaneis não disputaria um mandato de senador nas próximas eleições e permaneceria no Palácio do Buriti até o final do seu segundo mandato, que encerra no dia 1º janeiro de 2027.

Apesar da suposta decisão que rola nos bastidores, o governador Ibaneis vai trabalhar pesado para eleger a sua sucessora, a vice-governadora Celina Leão (PP).

Os bastidores da política brasiliense revelam que o governador Ibaneis Rocha não se vê com o perfil de legislador, apesar de ser um advogado experiente e conhecedor das leis.

Sua trajetória na gestão privada e seus resultados como gestor público fizeram com que ele conquistasse a aprovação da população, sendo considerado o governador mais bem avaliado da história do DF.

A possibilidade de Ibaneis ficar de fora da disputa tem despertado grande expectativa entre aqueles que almejam uma das duas cadeiras do Senado da República que estarão disponíveis para os candidatos do Distrito Federal em 2026.

Ao longo da história política do país, é comum que os governadores dos respectivos Estados federativos, busquem continuar na política se elegendo ao Senado.

No DF, só o ex-governador Joaquim Roriz (MDB) seguiu a regra ao se eleger senador em 2007 após o fim de seu mandato.

Políticos como Cristovam Buarque, Rodrigo Rollemberg, Paulo Octávio e José Roberto Arruda já ocuparam a posição de senador antes de serem eleitos governadores do Distrito Federal.

Essa tem sido a trajetória da maioria dos eleitos para o Senado desde 1987, quando o DF passou a ter representantes na Casa.

Caso Ibaneis Rocha permaneça no cargo até o final de seu mandato, a tendência é que essa tradição seja mantida.

Deputados federais como Rafael Prudente (MDB), Erika Kokay (PT), Bia Kicis (PL) e Reginaldo Veras (PV) se mostram empolgados com a possível não candidatura de Ibaneis à Senatória.

Os rumores também incentivaram os atuais senadores Leila do Vôlei (PDT) e Izalci Lucas (PSDB), a tentarem a reeleição. Sem Ibaneis a disputa ficaria mais fácil.

O atual cenário político pode sofrer alterações. O que é comentado hoje pode não se concretizar amanhã. As estratégias dos políticos estão sujeitas a mudanças.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

GDF é destaque na primeira edição do Prêmio Brasil sem Fome

O Governo do Distrito Federal recebeu o prêmio Brasil Sem Fome, do Ministério do Desenvolvimento...

Mais Radar

Fred Linhares aposta em Celina para manter governo aprovado pelo povo

Fred Linhares foi direto ao ponto: "o Republicanos bateu o martelo e apoia Celina Leão ao GDF em 2026. Aliança fechada, chapa definida com Gustavo Rocha de vice e foco na continuidade de um governo bem avaliado", disse ao Radar-DF.

PL-DF afunda em crise silenciosa e pode desaparecer da Câmara em 2026

Nos bastidores, Valdemar Costa Neto vê o PL-DF à beira do colapso. A falta de estratégia pode deixar o partido sem deputados federais em 2026, reduzindo a bancada, além da influência política e o volumoso fundo partidário.

E quem disse que uma mulher não pode cantar? Só os imbecis acham que não

Celina Leão reagiu com firmeza ao machismo disfarçado de crítica política. Cantar, encantar e celebrar o povo não diminui uma mulher pública: revela força, autenticidade e liberdade. "O preconceito não silencia quem lidera com alegria", ela na festa da ABBP.

Deputado Roosevelt: Orçamento 2026 vai fortalecer combate ao crime

Deputado Roosevelt Vilela (PL) defende investimento em inteligência policial e integração de forças. Orçamento 2026 da CLDF, com R$15,4 bi para segurança, permite avanços em tecnologia e união policial para mais proteção às famílias do DF

Vídeo! Para Caiado, Marconi é o “cupim branco” que corroeu Goiás por 20 anos

Caiado intensifica o debate ao comparar a tentativa de Marconi Perillo voltar ao Palácio das Esmeraldas a um “cupim branco”, metáfora usada para alertar que conquistas construídas em anos podem ser destruídas em instantes.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político