Em mais uma ação de integração com o estado de Goiás, o Governo do Distrito Federal (GDF) firmou uma parceria com o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (Codese-DF).
O objetivo é fomentar o Programa Integrado de Desenvolvimento Regional e Transformação Digital das Cadeias Produtivas e Municípios da Ride-DF e Entorno (ExpoRide).
No total, 12 municípios goianos integram a Área Metropolitana de Brasília (AMB). Trata-se de um território composto por mais de 1,2 milhão de pessoas que se somam aos mais de 2,8 milhões de habitantes do DF.
A iniciativa visa gerar desenvolvimento tecnológico nas cidades selecionadas por meio da promoção do levantamento de dados e capacitação da cadeia produtiva, visando a geração de renda e emprego qualificado.
Nessa quinta-feira (23), o governador Ibaneis Rocha assinou o termo de cooperação por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF). O investimento é de R$ 1.999.209,38.
“Nós temos que cuidar da nossa região integrada, porque nós temos vários municípios que dependem da vida do Distrito Federal. Hoje damos um passo a mais ao lançar esse projeto para que possamos avançar no desenvolvimento [do setor produtivo] da Ride (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno) e do DF”, disse Ibaneis.
Além do investimento financeiro, os órgãos do GDF participarão levando o conhecimento local para as cidades goianas.
Os municípios participantes são Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.