O ASSUNTO É

Sob pressão governo revoga portaria sobre trabalho do comércio nos feriados

Publicado em

A revogação da portaria 3.566 do Ministério do Trabalho e Emprego, que tratava sobre o trabalho no comércio em feriados, tem gerado debates e discussões entre empregadores, empregados e representantes governamentais.

A medida inicialmente implementada acarretaria mudanças na forma como as empresas lidam com a abertura em feriados, exigindo a necessidade de acordos coletivos para autorizar a atividade nesses dias.

Entretanto, o ministro Luiz Marinho anunciou que a implementação dessa portaria será adiada, e uma nova versão com o mesmo teor será publicada em breve.

A diferença reside no fato de que essa nova portaria entrará em vigor apenas a partir de março de 2024.

Essa decisão tem como objetivo permitir um período adequado para o debate e a busca por um acordo nacional entre as partes interessadas.

Um grupo de trabalho tripartite, composto por representantes do governo, empregadores e empregados, será criado para discutir o tema e encontrar uma solução que seja benéfica e equilibrada para todos os envolvidos.

Diante da controvérsia, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (21) a tramitação em regime de urgência de um projeto de decreto legislativo que cancela a portaria do Ministério do Trabalho.

A medida busca anular os efeitos da nova portaria e restabelecer a exigência de acordo coletivo para a liberação do trabalho no comércio durante feriados.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

GDF entrega mais de mil escrituras e intensifica a regularização fundiária

O Governo do Distrito Federal (GDF) entregou, nesta terça-feira (18), mais 1.021 escrituras a famílias atendidas pelo programa Regulariza DF, ampliando o alcance de...

Mais Radar

Deputados distritais terão R$ 34,5 mi cada em emendas de 2026

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) definiu o valor máximo...

Lula trai Pacheco preferindo o “companheiro” Jorge Messias no STF

Sentindo-se rejeitado por Lula, o senador Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado, ganhou como prêmio de consolação a chance de concorrer ao governo de Minas com apoio do PT em 2026, uma missão arriscada onde ele pode perder.

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Últimas do Radar