O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF) recomenda cautela e planejamento para os consumidores nas compras de fim de ano. O planejamento é a primeira medida a ser tomada, e as pessoas devem evitar comprar por impulso e pesquisar o preço do produto desejado em vários locais.
Em caso de necessidade de contato com o Procon-DF, o consumidor pode acionar pelo telefone 151, o e-mail [email protected] ou uma das dez agências presenciais do órgão.
“O brasileiro gosta da Black Friday, isso pegou aqui no país. O planejamento financeiro é necessário para saber se o que ele pretende comprar nesse período vai caber no orçamento e não vai virar uma dívida no futuro, se vai poder pagar à vista ou dividir. A primeira questão é essa”, explica o diretor-geral do Procon, Marcelo de Souza do Nascimento.
O comprador deve observar se o produto anunciado aceita trocas. Há lojas que não fazem troca em promoções, e elas são obrigadas a trocar apenas em caso de defeito do produto.
Antes de comprar na internet, o Procon orienta que se pesquise a reputação da empresa, se ela tem endereço físico, que se olhe o CNPJ da empresa e também a política de cancelamento e troca.
“Se o site tiver sido criado há pouco tempo, provavelmente é golpe. Eles criam o site na véspera de épocas de venda, não entregam o produto ou entregam um falsificado, e depois fecham o site e as pessoas não encontram os donos daquela empresa”, alerta o diretor.
Outra dica para compras online é pesquisar sobre reclamações da empresa e ver comentários nas redes sociais.