A aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) nas escolas públicas e privadas do Distrito Federal já começou. As provas serão distribuídas em 550 escolas públicas e 175 privadas até 14 de novembro.
Na rede pública de ensino do DF serão avaliados os estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental, do 3º ano do ensino médio, e também os alunos do 2º ano do ensino fundamental que participarão de forma amostral.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2023 é um conjunto de avaliações externas que permite realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
Com vistas ao aperfeiçoamento de políticas educacionais, as unidades escolares do DF têm desenvolvido ações de conscientização, de sensibilização quanto à importância da prova e à necessidade do comprometimento dos estudantes na realização da avaliação.
O Saeb apura uma série de informações relacionadas à qualidade da educação básica, por meio dos questionários eletrônicos. O Inep, que aplica as provas, iniciou, em setembro, o envio dos links para o preenchimento.
A cada dois anos, o Saeb avalia o desempenho dos estudantes em um conjunto e interpreta esses resultados com base em uma variedade de informações contextuais. A edição deste ano do Saeb tem como objetivo verificar como está a aprendizagem dos estudantes brasileiros no período pós-pandemia.