O ASSUNTO É

Deputado federal é cassado pelo TSE por infidelidade partidária

Publicado em

O deputado federal Marcelo de Lima Fernandes (PSB-SP) teve seu mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por uma votação de 5 a 2 nesta terça-feira (7).

Ele foi eleito nas eleições de 2022, com aproximadamente 110 mil votos. A decisão resultará na comunicação da Justiça Eleitoral de São Paulo para a totalização dos votos.

Essa sentença abre a possibilidade para que o ex-deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), primeiro suplente da legenda, assuma o cargo, mas a decisão final caberá ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo.

O partido argumentou que o parlamentar deixou a legenda em fevereiro deste ano sem a apresentação de uma justa causa, conforme exigido pela legislação eleitoral.

Na defesa apresentada ao tribunal, Marcelo Lima afirmou que abandonou o Solidariedade depois que o partido não conseguiu atingir a cláusula de barreira nas eleições de 2022, que impõe um número mínimo de parlamentares para receber o fundo partidário e ter acesso ao tempo de propaganda.

O requisito é considerado uma justa causa para a desfiliação partidária.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Autódromo Internacional de Brasília será palco da Corrida do Milhão da Stock Car 2026

Em 2026, o Autódromo Internacional de Brasília voltará a sediar uma etapa da Stock Car. A competição retorna à capital para realizar a Corrida...

Mais Radar

00:00:34

Davi Alcolumbre solta o rebolado no brega amapaense e viraliza!

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, voltou às raízes no Amapá...

DF: Orçamento 2026 tem R$ 74,4 bilhões e atuação firme de Eduardo Pedrosa

A aprovação da LOA 2026, com orçamento de R$ 74,4 bilhões, reforçou a liderança de Eduardo Pedrosa nas definições fiscais do DF. Sua atuação assegurou diálogo amplo, inclusão de emendas e equilíbrio no uso dos recursos públicos para o próximo ano.

CLDF aprova reajuste de gratificação de professores e orientadores

A Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei...

CPMI do INSS rejeita convocação do filho de Lula e Jorge Messias

O embate na CPMI do INSS se intensifica após a rejeição das convocações de Lulinha e Jorge Messias. Governo fala em denúncias sem provas, enquanto a oposição acusa blindagem e questiona a postura dos parlamentares.

Mostra Aquilombadas na CLDF celebra memória negra e força das mulheres

Deputada Jane Klébia destaca a força das mulheres negras na mostra “Aquilombadas”, ressaltando a urgência de combater o racismo estrutural e promover igualdade. Sua atuação reforça a valorização da arte, da memória e da resistência afrodescendente.

Últimas do Radar