O ASSUNTO É

Deputado federal é cassado pelo TSE por infidelidade partidária

Publicado em

O deputado federal Marcelo de Lima Fernandes (PSB-SP) teve seu mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por uma votação de 5 a 2 nesta terça-feira (7).

Ele foi eleito nas eleições de 2022, com aproximadamente 110 mil votos. A decisão resultará na comunicação da Justiça Eleitoral de São Paulo para a totalização dos votos.

Essa sentença abre a possibilidade para que o ex-deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), primeiro suplente da legenda, assuma o cargo, mas a decisão final caberá ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo.

O partido argumentou que o parlamentar deixou a legenda em fevereiro deste ano sem a apresentação de uma justa causa, conforme exigido pela legislação eleitoral.

Na defesa apresentada ao tribunal, Marcelo Lima afirmou que abandonou o Solidariedade depois que o partido não conseguiu atingir a cláusula de barreira nas eleições de 2022, que impõe um número mínimo de parlamentares para receber o fundo partidário e ter acesso ao tempo de propaganda.

O requisito é considerado uma justa causa para a desfiliação partidária.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

GDF entrega mais de mil escrituras e intensifica a regularização fundiária

O Governo do Distrito Federal (GDF) entregou, nesta terça-feira (18), mais 1.021 escrituras a famílias atendidas pelo programa Regulariza DF, ampliando o alcance de...

Mais Radar

Deputados distritais terão R$ 34,5 mi cada em emendas de 2026

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) definiu o valor máximo...

Lula trai Pacheco preferindo o “companheiro” Jorge Messias no STF

Sentindo-se rejeitado por Lula, o senador Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado, ganhou como prêmio de consolação a chance de concorrer ao governo de Minas com apoio do PT em 2026, uma missão arriscada onde ele pode perder.

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Últimas do Radar