O ASSUNTO É

Goiás: MTE resgata trabalhadores em situação análoga a escravidão

Publicado em

A auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego resgataram 53 cortadores de cana-de-açúcar que estavam em condições de trabalho análogas à escravidão no município de Inhumas, em Goiás.

A ação ocorreu no âmbito da Operação Cana Queimada, que contou com a participação do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Os trabalhadores, que vinham de diversas regiões do país para buscar emprego na safra da cana-de-açúcar, eram obrigados a alugar um lugar para morar em cidades próximas a Inhumas, como Araçu e Itaberaí.

Uma vez garantida a moradia, eles eram obrigados a apresentar um comprovante de endereço aos empregadores, a fim de serem tratados como moradores da região.

Essa prática tinha como objetivo livrar os patrões da responsabilidade de fornecer alojamento e alimentação adequada aos trabalhadores, fundamentais para garantir suas condições básicas de dignidade.

Além disso, os cortadores de cana também eram submetidos a jornadas exaustivas de trabalho, em condições insalubres, recebendo salários muito abaixo do mínimo legal.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

DER-DF lança licitação para obras da via marginal da DF-290, em Santa Maria

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) abriu, nesta sexta-feira (15), a Concorrência nº 90023/2025 para escolher a empresa que executará...

Mais Radar

Goiás: Reforma da UTI pediátrica do Hecad eleva padrão de atendimento

A modernização priorizou a segurança hospitalar, a redução de infecções cruzadas, o conforto dos pacientes e a privacidade das famílias.

Goiás Social abre inscrições para 2.050 vagas de Aluguel Social

O Goiás Social e a Agehab abriram inscrições para o programa...

Goiás: Parcela de julho do IPVA vence dia 15 para todas as placas

A parcela de julho do Imposto sobre a Propriedade de Veículos...

Vazio sanitário da soja começa no dia 27 de junho em Goiás

Até o dia 24 de setembro, estão proibidos o cultivo e a manutenção de plantas vivas de soja, inclusive as tigueras – aquelas que germinam espontaneamente após a colheita.

Goiás: Centro de Apoio ao Romeiro será inaugurado no dia 26 de junho

Com 4,2 mil metros quadrados, o espaço do Goiás Social e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) recebe os últimos preparativos para sua inauguração no próximo dia 26, às 15 horas.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.