O ASSUNTO É

Goiás: MTE resgata trabalhadores em situação análoga a escravidão

Publicado em

A auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego resgataram 53 cortadores de cana-de-açúcar que estavam em condições de trabalho análogas à escravidão no município de Inhumas, em Goiás.

A ação ocorreu no âmbito da Operação Cana Queimada, que contou com a participação do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Os trabalhadores, que vinham de diversas regiões do país para buscar emprego na safra da cana-de-açúcar, eram obrigados a alugar um lugar para morar em cidades próximas a Inhumas, como Araçu e Itaberaí.

Uma vez garantida a moradia, eles eram obrigados a apresentar um comprovante de endereço aos empregadores, a fim de serem tratados como moradores da região.

Essa prática tinha como objetivo livrar os patrões da responsabilidade de fornecer alojamento e alimentação adequada aos trabalhadores, fundamentais para garantir suas condições básicas de dignidade.

Além disso, os cortadores de cana também eram submetidos a jornadas exaustivas de trabalho, em condições insalubres, recebendo salários muito abaixo do mínimo legal.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Lula, a anistia e o casuísmo: apoio em 1988, crítica hoje

Por Everardo Gueiros: Lula, que em 1988 votou pela anistia a terroristas, guerrilheiros, sequestradores e assaltantes de bancos, agora se opõe à anistia aos manifestantes do 8 de janeiro — um contraste que expõe a mudança de discurso conforme a conveniência política.

Mais Radar

Goiás: Caiado destaca força do esporte na Copa Construindo Campeões

O governador Ronaldo Caiado destacou neste sábado (04/10), em Goiânia, a...

Goiás realiza leilão on-line de 185 veículos oficiais inservíveis

Goiás vai leiloar 185 veículos oficiais inservíveis em 22 de outubro. Os lotes incluem carros, ônibus, motos e sucatas. Interessados podem visitar os bens em Hidrolândia ou dar lances on-line pelo site do leiloeiro.

Pesquisa AtlasIntel: Daniel Vilela lidera disputa ao governo de Goiás em 2026

Daniel Vilela (MDB) domina a disputa pelo governo de Goiás em 2026, liderando todos os cenários da pesquisa AtlasIntel com 42,3% das intenções de voto. Com ampla vantagem sobre Wilder Morais, Marconi Perillo e Adriana Accorsi, Vilela se destaca entre jovens e nas regiões Norte e Noroeste.

Goiás: Banco de Leite do Hemu incentiva doações com apoio dos bombeiros

Mães que amamentam podem doar leite ao Banco de Leite do Hemu. Com apoio dos bombeiros, a coleta é feita em casa, de forma gratuita e segura, garantindo alimento essencial para bebês prematuros e de baixo peso.

Hugol promove dia de serviços de saúde gratuitos à população

O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol),...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.