O ASSUNTO É

Goiás: MTE resgata trabalhadores em situação análoga a escravidão

Publicado em

A auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego resgataram 53 cortadores de cana-de-açúcar que estavam em condições de trabalho análogas à escravidão no município de Inhumas, em Goiás.

A ação ocorreu no âmbito da Operação Cana Queimada, que contou com a participação do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Os trabalhadores, que vinham de diversas regiões do país para buscar emprego na safra da cana-de-açúcar, eram obrigados a alugar um lugar para morar em cidades próximas a Inhumas, como Araçu e Itaberaí.

Uma vez garantida a moradia, eles eram obrigados a apresentar um comprovante de endereço aos empregadores, a fim de serem tratados como moradores da região.

Essa prática tinha como objetivo livrar os patrões da responsabilidade de fornecer alojamento e alimentação adequada aos trabalhadores, fundamentais para garantir suas condições básicas de dignidade.

Além disso, os cortadores de cana também eram submetidos a jornadas exaustivas de trabalho, em condições insalubres, recebendo salários muito abaixo do mínimo legal.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Ação Carnaval Sem Assédio é lançada pelo quarto ano consecutivo no DF

A Secretaria da Mulher (SMDF) lança o calendário de atuação da ação Carnaval Sem Assédio, iniciativa que chega ao seu quarto ano consecutivo com...

Mais Radar

Goiás investe R$ 20 milhões para ampliar carnaval popular nos municípios

Folia Goiás 2026 promete animar capital e interior com blocos, shows gratuitos e segurança reforçada. Governo investe R$ 20 milhões para fortalecer turismo, economia local e tradição do carnaval goiano.

Caiado entrega novo helicóptero e reforça poder aéreo da PC-GO

Novo helicóptero da Polícia Civil é um Airbus/Helibras AS350 B3, reconhecido internacionalmente pela robustez, segurança e alto desempenho (Foto: Polícia Civil).

Entrega de veículos vira demonstração de força política em Goiás

Vice-governador Daniel Vilela (MDB) e primeira-dama Gracinha Caiado (União Brasil) lideram encontro histórico com 190 prefeitos goianos na entrega de 246 veículos para assistência social. Demonstração de unidade, articulação e compromisso com os municípios

Goiás Social reforça apoio a municípios de risco antes das chuvas

 O Goiás Social, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento...

Governo de Goiás prorroga inscrições do Aluguel Social em 16 municípios

Vagas permanecem abertas até 29 de dezembro para Alexânia, Aloândia, Alto...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.