O ASSUNTO É

Ex-diretor da Abin depõe em CPI e confirma que órgão fez alerta sobre ataques

Publicado em

O ex-diretor adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Saulo Moura da Cunha, que ocupava interinamente a chefia da agência no dia 8/1, quando ocorreram os ataques às sedes dos três poderes em Brasília, foi ouvido nesta quinta-feira(26) pelos integrantes da CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do DF.

Cunha reafirmar a sua declaração antes prestadas à comissão mista do Congresso Nacional em agosto, quando disse ter emitido 33 alertas de segurança entre os dias 2 e 8 de janeiro.

Esses alertas, segundo ele, foram enviados ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, à subsecretaria de inteligência da PMDF e a outros 20 órgãos do legislativo e judiciário federal e distrital, informando sobre o iminente risco de ataques violentos.

No entanto, ele destacou acreditar que ocorreram erros por parte dos responsáveis pela segurança, já que houve a depredação das sedes dos três poderes.

A presidência da CPI confirmou hoje o calendário de oitivas restantes.

Em 09 de novembro, será ouvido o Major Cláudio Mendes dos Santos e, no dia 16, será a vez do Coronel Reginaldo Leitão.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Banco BRB reforça governança com nomeações na alta cúpula executiva

Banco BRB promove mudanças na alta administração para fortalecer governança e estratégia. Novos executivos assumem áreas-chave, focando inovação, resultados e desenvolvimento econômico do Distrito Federal.

Mais Radar

00:00:34

Davi Alcolumbre solta o rebolado no brega amapaense e viraliza!

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, voltou às raízes no Amapá...

DF: Orçamento 2026 tem R$ 74,4 bilhões e atuação firme de Eduardo Pedrosa

A aprovação da LOA 2026, com orçamento de R$ 74,4 bilhões, reforçou a liderança de Eduardo Pedrosa nas definições fiscais do DF. Sua atuação assegurou diálogo amplo, inclusão de emendas e equilíbrio no uso dos recursos públicos para o próximo ano.

CLDF aprova reajuste de gratificação de professores e orientadores

A Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei...

CPMI do INSS rejeita convocação do filho de Lula e Jorge Messias

O embate na CPMI do INSS se intensifica após a rejeição das convocações de Lulinha e Jorge Messias. Governo fala em denúncias sem provas, enquanto a oposição acusa blindagem e questiona a postura dos parlamentares.

Mostra Aquilombadas na CLDF celebra memória negra e força das mulheres

Deputada Jane Klébia destaca a força das mulheres negras na mostra “Aquilombadas”, ressaltando a urgência de combater o racismo estrutural e promover igualdade. Sua atuação reforça a valorização da arte, da memória e da resistência afrodescendente.

Últimas do Radar