A Exposição de Fotografias Água é Vida foi inaugurada nessa quinta-feira (5) na Estação Galeria. Ao todo, são 19 fotografias selecionadas por concurso.
O projeto é promovido pela Embaixada do Reino dos Países Baixos, em parceria com o Metrô-DF, por meio da Gerência de Projetos Especiais, e apoio da Secretaria de Relações Internacionais do Governo do Distrito Federal (GDF).
Entre as obras escolhidas, está a fotografia do pernambucano José Nunes, cuja foto traz um pescador puxando sua rede cheia de resíduos plásticos no Rio Capibaribe, que corta a cidade de Recife.
Além do Brasil, participam da exposição fotógrafos de Bangladesh, Benim, Egito, Eslovênia, Filipinas, Índia, Líbia, Macedônia do Norte, Mali, Malta, Marrocos, México, Moçambique, Nigéria, Paquistão, Peru, Quênia e Tanzânia.
As fotos registram cenas de desrespeito ao meio ambiente, como a poluição dos oceanos e rios, toneladas de plástico e lixo jogados em seus leitos.
As imagens trazem também a falta de alimentação para gado e ovelhas, que deixam os pastores sem trabalho e alimento, a escassez de peixes, água imprópria sendo consumida pela população e a total falta de água potável.
O embaixador do Reino dos Países Baixos, André Driessen afirmou que a exposição tem como objetivo chamar a atenção para a importância da água, um recurso em escassez em todo o mundo.
“A história dos Países Baixos está intimamente ligada à água, uma vez que 30% de suas terras se encontram abaixo do nível do mar e o esforço de todos deve ser adotar soluções sustentáveis e incentivar as pessoas a cuidar deste recurso que é escasso no mundo”, disse o responsável.
O evento de abertura teve início na Estação 106 Sul (Cine Brasília), onde foi exibido um vídeo e servido um coffee break. Depois, os convidados seguiram de trem até a Estação Galeria, para a inauguração da exposição.
Depois da Estação Galeria no Metrô, a exposição segue para os Complexos Culturais de Planaltina (de 28/10 a 17/11) e Samambaia (de 20/11 a 11/12), onde serão realizadas visitas com alunos de escolas públicas das regiões administrativas.