O ASSUNTO É

Descarte irregular de construção custa R$ 4 mi por mês aos cofres públicos

Publicado em

Por mês, o Governo do Distrito Federal (GDF) desembolsa quase R$ 4 milhões para recolher materiais de construção civil descartados em locais irregulares nas cidades do DF.

“Gastamos esse valor para recolher o descarte irregular de construção civil, seja com o trabalho manual ou mecanizado. É um crime ambiental, mas que o SLU sempre limpa. Estamos gastando os nossos recursos para essas atividades que vêm na conduta indevida do cidadão”, explica a chefe de Medição e Monitoramento do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Andréa Almeida.

Uma das ações do governo é o programa De Cara Nova, que transforma antigos espaços de entulhos em áreas limpas, arborizadas e de convivência.

Só neste ano foram eliminados 10 locais de descarte irregular, onde foram retiradas mais de 7 mil toneladas de materiais, e mais cinco serão transformados pela iniciativa até o fim de 2023.

O DF conta com 23 papa-entulhos espalhados pela cidade – os endereços podem ser conferidos no site do SLU -, onde podem ser descartados restos de obras, móveis velhos, restos de poda, material reciclável e óleo de cozinha usado.

Todo cidadão tem direito a colocar até 1 m³ de resíduo por dia. Os entulhos, galhadas e demais inservíveis são encaminhados para a Unidade de Recebimento de Entulho (URE).

Já os móveis que ainda podem ser utilizados são doados para cooperativas e entidades assistenciais cadastradas.

Por dia, a URE recebe cerca de 5 mil toneladas de resíduos de construção civil. Deste valor, cerca de mil toneladas são reaproveitados como agregados de Resíduos de Construção Civil (RCC).

Além de poder utilizar um papa-entulho, a sociedade tem outra forma de ser vigilante em relação ao descarte do resíduo de construção civil.

“Ao contratar uma caçamba, o consumidor pode acompanhar o CTR (Controle de Transporte de Resíduos), documento que mostra registra a destinação do entulho e garante que ele será enviado a uma URE”, completa a chefe de Medição e Monitoramento do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Andréa Almeida.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Maçonaria celebra 136 anos da Proclamação da República em Brasília

Brasília sediará o 1º Congresso Brasileiro de Pesquisa Maçônica, em comemoração aos 136 anos da Proclamação da República. O evento reunirá estudiosos e líderes das principais potências maçônicas do país em um marco histórico.

Mais Radar

Detran-DF reforça Operação Sossego e autua 56 condutores em Ceilândia

Detran-DF e PMDF realizaram mais uma Operação Sossego em Ceilândia, com foco em motocicletas irregulares. A ação resultou em 56 infrações e reforça o combate à poluição sonora e a promoção da segurança viária no DF.

 Detran-DF conscientiza 3.624 pessoas sobre segurança no trânsito

Detran-DF promove ações educativas e conscientiza 3.624 pessoas em 3 dias! Teatro, palestras, dinâmicas e orientações em várias regiões do DF reforçam a segurança no trânsito e a cultura de paz.

3ª edição Feira do Trabalho e do Campo agita Gama com atrações

Feira do Trabalho e do Campo movimenta o Gama com programação gratuita, empreendedorismo e valorização da agricultura familiar. Iniciativa fortalece a agricultura familiar, estimula o empreendedorismo e celebra o mês de aniversário da cidade.

Paranoá: Alunos da UnB promovem oficinas gratuitas para empreendedores

A iniciativa faz parte de um projeto de extensão, modalidade acadêmica que conecta a universidade à comunidade e permite que estudantes coloquem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

DER-DF lança licitação para obras da via marginal da DF-290, em Santa Maria

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) abriu,...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.