O projeto Caminho das Escolas é uma solução buscada pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para melhorar o acesso às instituições de ensino do campo.
Desde quando surgiu, em 2019, o programa já pavimentou as vias próximas a 11 colégios, todos localizados nas zonas rurais do Paranoá, Sobradinho, Planaltina, Taquari, Riacho Fundo II, Recanto das Emas e Jardim Botânico.
Réu do 8 de janeiro foi xingar Moraes e voltou para o calabouço
“Investimos cerca de R$ 26 milhões no asfaltamento de quase 30 km de estradas de terra”, diz o presidente substituto do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), Plínio Fragassi.
As ações são comandadas pelo DER-DF, que cuida do planejamento, do projeto e da execução das pavimentações. A pista de terra que dava acesso à Escola Classe Estância Pipiripau faz parte do projeto.
O curto trecho, porém, trazia inúmeros transtornos não só para os 50 alunos da unidade, mas também para os funcionários e a comunidade local. A pavimentação, no valor de R$ 2,5 milhões, foi custeada por emendas parlamentares.
“Estou aqui há 26 anos e posso dizer que a realidade anterior ao asfalto era bastante precária”, observa Fernanda de Paiva, uma das professoras do colégio.