O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) autorizou a continuidade das licitações para a construção do Hospital do Recanto das Emas (HRE) e do Hospital Clínico Ortopédico (HCO), lançadas pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap).
Os anteprojetos precisam ser aprimorados para cumprir exigências legais e normativas, garantir precisão orçamentária, reduzir riscos de sobrepreço e proporcionar informações adequadas às construtoras interessadas nas licitações.
A Novacap deverá incluir, nos anteprojetos dos hospitais, informações relacionadas à estética dos projetos arquitetônicos.
DF entra em alerta com onda de calor e população deve manter cuidados
A determinação visa a assegurar a coerência e a adequação desses anteprojetos aos projetos básicos e às expectativas da Administração Pública.
As empresas contratadas serão responsáveis por todo o processo de implantação dos hospitais, desde a elaboração dos projetos básicos e executivos até a instalação de equipamentos e mobiliários para entrega final – em condições de funcionamento.
Sobre os hospitais
A construção do Hospital do Recanto das Emas (HRE) está estimada em R$ 147,6 milhões. Além de referência clínica, a unidade deve servir de referência pediátrica, inclusive proporcionando o acesso da comunidade a serviços de cirurgia pediátrica.
A previsão é que o HRE tenha 100 leitos de internação, sendo 60 leitos para clínica médica, 30 para clínica pediátrica e 10 para UTI pediátrica. A unidade deve ser construída na Quadra 104 do Setor Hospitalar do Recanto das Emas.
Já o Hospital Clínico Ortopédico (HCO) deve custar R$ 204,3 milhões e será o sexto hospital da Rede da Secretaria de Saúde do DF (SES/DF) habilitado como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Traumato-ortopedia.
O complexo hospitalar contará com 160 leitos, sendo 140 leitos de enfermaria, contemplando o atendimento clínico adulto e o atendimento cirúrgico ortopédico adulto, e 20 leitos de UTI adulto. O HCO será construído na QE 23 do SRIA II, pertencente à Região Administrativa do Guará.