O ASSUNTO É

PREÇOS DAS PASSAGENS: “Se Rollemberg recorrer à Justiça sofrerá um desgaste político desastroso bem maior do que já tem”, diz Joe Valle

Publicado em

O presidente da Câmara Legislativa avalia como péssima a ameaça feita por Rollemberg de que vai recorrer à justiça para manter o preço exorbitante e ilegal das passagens de ônibus e metrô. Joe Valle disse que o desgaste político do governador, junto a população, será bem maior se isso acontecer

barra-radar

1aLETRA Uma semana após a derrubada do reajuste nas passagens de ônibus do DF pela unanimidade de 18 dos 24 deputados distritais que compareceram à sessão extraordinária convocada pelo presidente Joe Valle, o governo faz corpo mole, mas será obrigado a publicar no Diário Oficial do Distrito Federal, por toda esta semana, a decisão.

“O PDL aprovado foi muito bem embasado com documentos, nada foi feito de ourelhada e não acreditamos que o governo tenha coragem de recorrer à justiça, mas se isso ocorrer, na minha opinião, o governador sofrerá um desgaste político gigantesco bem maior do que está “, avaliou.

Joe Valle disse ao Radar que a Câmara Legislativa está contribuindo com o governo ao criar uma comissão especial que ficará por seis meses trabalhando na busca de soluções propositivas para a melhoria do sistema de transportes públicos.

“Vamos aprofundar mais na questão da fiscalização do sistema de transportes públicos, coisa que a estrutura de governo não está fazendo de forma correta. Vamos pegar pesado contra a forma como as empresas estão cobrando do governo as gratuidades que no nosso entendimento, há indícios de má-fé que só beneficia quem opera o sistema.

Para o presidente da CLDF, essas providências vão diminuir muito o subsídio bancado pelo GDF. Ele defendeu a implantação “zona azul”, uma espécie de estacionamento público rotativo existente no mundo inteiro como uma alternativa que ajuda a financiar o transporte público.

“Se o governo recorrer da decisão da Câmara, nós vamos recorrer também para fazer valer o que é correto. Não tomamos nenhuma decisão açodada. Fizemos três reuniões com o governador para colocar a posição da Câmara e como deveria ser feito, mas ele não quis nos ouvir. Esperávamos pelo bom senso, que ele ouvisse a Câmara e abrir as planilhas que nunca foram abertas nem para os deputados e nem para a população”, explicou.

Joe Valle afirmou que o legislativo cumpriu o seu papel. Acho muito ruim quando alguém judicializa a política ou politiza a justiça. Joe afirma que a cidade toda estava muito envolvida no processo.

barrinha“Os deputados defenderam aquilo que era obrigado a defender já que representam a voz da sociedade. Me surpreendi com a votação unânime dos deputados presentes. A própria base do governo votou a favor. Mesmo aqueles que não puderam comparecer no plenário, mas contribuíram a distância para essa grande vitória da população do DF”.

O presidente da Casa disse não temer retaliações e reafirmou que foi eleito com a proposta de manter uma relação republicana com o Executivo e de primar por um legislativo independente, harmônico e responsável naquilo que for bom para a sociedade.

“Não seremos submissos e nem faremos a oposição sistemática. No caso do aumento nos preços das passagens o governo fez de forma errada. Esse nível de aumento em nenhum lugar do Brasil aconteceu e não foi conversado com as pessoas que vão pagar o aumento. Por que as empresas se recusaram a participar do grupo de trabalho montado pela Câmara? O Conselho de Transportes que é uma exigência da lei o governador até agora não criou, mas a Câmara exigirá essa providência”, disse Valle.

redacao-radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

BRB convoca mais 50 Analistas de TI para reforçar time de tecnologia

O BRB convoca mais 50 profissionais aprovados no concurso para Analista de Tecnologia da Informação. A lista com os nomes dos convocados será publicada...

Mais Radar

Dra. Jane Klebia enfrenta violência política e diz que nada a intimida

Mulher negra, Dra. Jane enfrenta a violência política de gênero, criminalizada pela Lei nº 14.192/2021, com resiliência, transformando ataques em combustível para seguir sua luta sem ceder a práticas intimidatórias e criminosas.

Com Rogério Morro da Cruz, Celina e Ibaneis levam progresso a São Sebastião

Com Ibaneis Rocha, Celina Leão e Rogério Morro da Cruz, São Sebastião vive um novo tempo: obras históricas, mais justiça e mobilidade, refletindo compromisso real com qualidade de vida e futuro digno à população.

Deputada Jane Klebia propõe aluguel social apenas com o BO policial

A partir do boletim de ocorrência, as mulheres vítimas de violência...

Plenária do PT/DF debate rumos do partido para eleições internas

O distrital Ricardo Vale (PT) organiza plenária da “Resistência Socialista” no DF, promovendo unidade e diálogo no PT para eleições internas. Cinco pré-candidatos disputam o comando do diretório regional: Antônio Sabino, Guilherme Sigmaringa, Mariana Rosa, Rejane Pitanga e Saulo Dias.

CLDF debate nomear estação de metrô como Anna Nery

Audiência pública na CLDF discute renomear estação 108 Sul como “Estação Enfermeira Anna Nery”, homenageando a patrona da Enfermagem. Proposta de Dayse Amarilio, evento ocorre dia 14/4, às 10h, com participação popular

Últimas do Radar