Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

PL exige explicações de Donizet. Já as deputadas da CLDF, nem isso

Publicado em

Tirando o esforço de Jane Klébia (MDB), única deputada distrital a querer explicações e  apuração dos fatos, que envolvem o deputado distrital Daniel Donizet(PL), acusado por supostos crimes praticados contra mulheres, não se ver nenhuma outra manifestação em torno das denúncias contra o parlamentar.

Nem por parte dos 19 deputados distritais, que compõem o plenário, e pior ainda: nem pelas três outras deputadas que preferem o silêncio dos mortos.

Se as filiadas do Partido Liberal, legenda comandada no DF pela deputada federal Bia Kicis, exigiram que o distrital se explique, sobre a sequência de casos horrorosos como a suruba coletiva dentro de um motel, que terminou em espancamento de uma “garota de programa”, deputadas como Paula Belmonte, Jaqueline Silva e Deyse Amarilio continuam caladas, mesmo diante das denúncias de assédios sexuais, que teriam sidos cometidos por Donizet contra servidoras da própria Câmara.

Uma funcionária e outra ex-funcionária da CLDF criaram coragem e formularam denúncia contra o distrital em oitivas instauradas pelo Ministério Público do DF.

Enquanto isso, setores da CLDF parece empurrar o caso para debaixo do tapete sob o argumento de que se faz necessário esperar pelo envio de um inquérito instaurado pela Polícia Civil que nunca chega.

Desde a criação da Câmara Legislativa do Distrito Federal, ocorrida em janeiro de 1991, até a presente data, apenas a ex-distrital Eurides Brito, flagrada enfiando dinheiro na pochete, foi processada e cassada em 2010, por participar do esquema de corrupção chamado de mensalão do DEM.

Fora esse caso, a história mostra que o corporativismo entre a maioria dos deputados distritais continua sendo quase como um pacto de sangue, na base do  tú não mexe comigo, eu não mexo contigo.

Parece não se importarem em dividir mal-feitos praticados por colegas, mesmo aqueles repudiados por toda a sociedade, como crimes praticados contra mulheres.

É comum se vê deputados fazendo discursos inflamados em defesa da mulher.

Esse final de semana o deputado Jorge Vianna(PSD), apareceu em um evento vestindo uma camisa azul como os seguintes dizeres: “Mexeu com elas, mexeu comigo”. Bela frase.

Mas isso parece ficar apenas na camisa que veste.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Oposição apela à mentira e tem “fábrica de fakes” desmascarada no DF

A mentira tem perna curta. A “fábrica de fakes” montada pela oposição para tentar denegrir a imagem de Celina Leão desmorona diante dos fatos. A verdade prevalece, expõe o desespero adversário e reforça quem lidera por trabalho, não por distorções.

Mais Radar

Oposição apela à mentira e tem “fábrica de fakes” desmascarada no DF

A mentira tem perna curta. A “fábrica de fakes” montada pela oposição para tentar denegrir a imagem de Celina Leão desmorona diante dos fatos. A verdade prevalece, expõe o desespero adversário e reforça quem lidera por trabalho, não por distorções.

Fred Linhares aposta em Celina para manter governo aprovado pelo povo

Fred Linhares foi direto ao ponto: "o Republicanos bateu o martelo e apoia Celina Leão ao GDF em 2026. Aliança fechada, chapa definida com Gustavo Rocha de vice e foco na continuidade de um governo bem avaliado", disse ao Radar-DF.

PL-DF afunda em crise silenciosa e pode desaparecer da Câmara em 2026

Nos bastidores, Valdemar Costa Neto vê o PL-DF à beira do colapso. A falta de estratégia pode deixar o partido sem deputados federais em 2026, reduzindo a bancada, além da influência política e o volumoso fundo partidário.

E quem disse que uma mulher não pode cantar? Só os imbecis acham que não

Celina Leão reagiu com firmeza ao machismo disfarçado de crítica política. Cantar, encantar e celebrar o povo não diminui uma mulher pública: revela força, autenticidade e liberdade. "O preconceito não silencia quem lidera com alegria", ela na festa da ABBP.

Deputado Roosevelt: Orçamento 2026 vai fortalecer combate ao crime

Deputado Roosevelt Vilela (PL) defende investimento em inteligência policial e integração de forças. Orçamento 2026 da CLDF, com R$15,4 bi para segurança, permite avanços em tecnologia e união policial para mais proteção às famílias do DF
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político