Mais uma sede das unidades descentralizadas do Batalhão de Policiamento Escolar (BPEsc) foi inaugurada pelo Governo do Distrito Federal (GDF), nessa terça-feira (8). Desta vez, a 4ª Companhia tem sede própria nas dependências da regional de ensino do Núcleo Bandeirante.
A nova unidade auxilia na segurança às 260 instituições de ensino públicas e privadas das regiões da Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I e II, Park Way, Recanto das Emas, Gama e Santa Maria. Antes, as companhias atuavam na sede do comando do batalhão, em Águas Claras.
São quatro companhias do BPEsc responsáveis pela segurança nas unidades escolares de todas as regiões administrativas do DF.
“Esse vínculo traz segurança para comunidade, faz com que o aluno tenha sentimento de respeito ao próximo. Hoje nós temos outra figura da Polícia Militar dentro da educação”, ressalta o secretário-executivo da Secretaria de Educação, Isaías Aparecido.
A comunidade escolar aprovou a iniciativa de manter os militares por perto. De acordo com eles, a sensação de segurança aumentou tanto dentro quanto fora das escolas.
A Secretaria de Segurança Pública projeta um edital voltado para a prevenção da violência e da criminalidade, abrangendo medidas como o aprimoramento e fortalecimento das patrulhas escolares.
O certame avalia um orçamento de aproximadamente R$ 2 milhões para a aquisição de sete camionetes destinadas ao BPEsc. As novas viaturas vão permitir um patrulhamento adicional a 56 escolas, totalizando um universo de 1.624 unidades de ensino públicas e privadas.