Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Entorno começa perder interesse dos políticos brasilienses nas eleições

Publicado em

Até o último pleito municipal de 2020, o governador do DF Ibaneis Rocha(MDB), que a época estava no meio do primeiro mandato, fez campanha na região do Entorno para reeleger o prefeito Pábio Mossoró (Valparaíso), e eleger Lucas Antonietti (Águas Lindas) para o seu primeiro mandato.

As duas maiores cidades do Entorno, que pertencem a Goiás, historicamente sempre foram as maiores exportadoras de eleitores, para Brasília.

Além dessas cidades, se juntam eleitores migrantes de Santo Antonio do Descoberto, Novo Gama, Luziânia, Planaltina de Goiás, Formosa e Cidade Ocidental, que mudaram seus títulos para o DF, com forte presença até as eleições de 2018.

No entanto, a “dobradinha eleitoral” que acontece a cada dois anos, entre os políticos do DF e os políticos do Entorno, começou a definhar com a redução do número de eleitores do DF que residem na região.

O fenômeno foi sentido durante as eleições majoritárias de 2022, que reelegeu o governador do DF, Ibaneis Rocha, em primeiro turno, bem como reelegeu o governador Ronaldo Caiado, em Goiás.

Se o eleitorado dos municípios goianos, que compõe a chamada Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride /DF), cresceu para o lado de Goiás, para o lado do DF, diminui drasticamente.

O governador goiano comemorou o fato e considera que a mudança é fruto da forte política de conscientização empreendida pelo seu governo na região, de que o “Entorno é Goiás e não Brasília”.

Não há dados corretos sobre o percentual da baixa de eleitores, moradores dos municípios goianos, que deixaram de migrar para o DF como tal.

Segundo dados levantados pelo Tribunal Regional Eleitoral -GO, o eleitorado da região, registrado na eleição de 2022, chegou a 868.087 mil.

O eleitorado que sempre fez a diferença, por decidir uma eleição majoritária no DF, já não empolga e nem estimula mais os políticos da capital federal que preferem esse ano pré-eleitoral, assistir de longe as disputas municipais. De acordo com analistas políticos a presença será tímida.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões

As seis dezenas do concurso 2.884 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário...

Mais Radar

Escândalos e desgaste do governo Lula faz fechar a boca da oposição no DF

Enfraquecido por escândalos e sem lideranças fortes, o PT do DF perde voz, discurso e espaço político, enquanto o grupo de Ibaneis avança sem resistência rumo à sucessão em 2026.

Ibaneis e clã Bolsonaro formam aliança política para 2026 no DF

Ibaneis Rocha e Michelle Bolsonaro selam aliança para o Senado em 2026, com apoio do clã Bolsonaro. Encontro em Brasília fortalece MDB, PL e PP, visando eleger Celina Leão governadora e consolidar a direita no DF.

Política de juros de Galípolo leva PT a loucura que não pode o acusar de sabotador

PT, que acusava Campos Neto de “sabotar” o governo com juros altos, agora engole o choro com Gabriel Galípolo, indicado por Lula, que elevou a Selic a 15%, mantendo a política restritiva do BC.

Rollemberg dança que nem “pinto no lixo” a espera por vaga na Câmara

Rodrigo Rollemberg celebra diploma de deputado federal e dança como "pinto no lixo", mas posse pode atrasar até após recesso. A Câmara dos Deputados deve encaminhar a decisão do STF para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Quadrilhão do INSS na mira da CPMI: Damares quer bandidos na cadeia

Damares Alves consegue a instalação da CPMI do INSS para investigar fraudes bilionárias que lesaram aposentados. A senadora cobra justiça e denuncia a omissão do governo Lula diante do escândalo que atinge milhares de idosos.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político