Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Perseguição implacável: Nos bastidores Lira age para manter corte no FCDF

Publicado em

O empenho do presidente da Câmara, Artur Lira(PP-AL), para manter a redução de recursos do Fundo Constitucional do Distrito Federal, redobrou após a retirada da emenda pelo relator Omar Aziz (PSD-MA) do arcabouço fiscal, aprovado pelo Senado, na última quarta-feira(21).

Aziz retirou a emenda por considerar que a redução dos recursos do Fundo Constitucional, dificilmente o Distrito Federal conseguirá manter a Segurança Pública, a Saúde e a Educação, por ser um ente federativo meramente administrativo e dependente da União.

Além disso, o emenda “jaboti”  enfiada por Arthur Lira e pelo relator Cláudio Cajado (BA), ambos do Partido Progressista, não fazia parte da proposta original do novo regime fiscal, enviada pelo Executivo  à Câmara.

Cajado defende que os deputados revejam alterações feitas pelo Senado, em especial a exclusão o Fundo Constitucional do DF e do Fundeb (fundo de educação básica).

Arthur Lira segue na mesma posição e já anunciou que o texto será o mesmo aprovado pela própria Câmara, no fim de maio, e não a do Senado.

Os apelos feitos pela bancada do DF não foram capazes de convencer Lira e Cajado a desistirem da ideia de implodir o FCDF criado para manter a Segurança Pública, a Saúde a Educação, além de ajudar a pagar os salários dos servidores dos respetivos setores.

Nem mesmo os pedidos da vice-governadora Celina Leão, do mesmo partido de Cajado e de Lira, estão surtindo algum efeito para preservar o FCDF.

Nos bastidores, Celina Leão tem dito, de forma reservada, que deixará o PP (Partido Progressista), caso a emenda excluída pelo Senado seja mantida pela Câmara.

A razão está no fato de Celina fazer parte de um partido, do qual é a presidente da legenda no DF, e que, por meio de Lira e Cajado, pode se tornar o maior algoz do povo do Distrito Federal e que jamais será esquecido pelo grosso do funcionalismo público.

A vice-governadora que será candidata natural a reeleição, em 2026, sabe que sem o dinheiro do Fundo Constitucional, será muito difícil governar o DF.

Na visão do Radar Politico, o  nosso “quadrado” caminha para ser o novo Entorno pobre, em volta dos Três Poderes da República.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Oposição apela à mentira e tem “fábrica de fakes” desmascarada no DF

A mentira tem perna curta. A “fábrica de fakes” montada pela oposição para tentar denegrir a imagem de Celina Leão desmorona diante dos fatos. A verdade prevalece, expõe o desespero adversário e reforça quem lidera por trabalho, não por distorções.

Mais Radar

Oposição apela à mentira e tem “fábrica de fakes” desmascarada no DF

A mentira tem perna curta. A “fábrica de fakes” montada pela oposição para tentar denegrir a imagem de Celina Leão desmorona diante dos fatos. A verdade prevalece, expõe o desespero adversário e reforça quem lidera por trabalho, não por distorções.

Fred Linhares aposta em Celina para manter governo aprovado pelo povo

Fred Linhares foi direto ao ponto: "o Republicanos bateu o martelo e apoia Celina Leão ao GDF em 2026. Aliança fechada, chapa definida com Gustavo Rocha de vice e foco na continuidade de um governo bem avaliado", disse ao Radar-DF.

PL-DF afunda em crise silenciosa e pode desaparecer da Câmara em 2026

Nos bastidores, Valdemar Costa Neto vê o PL-DF à beira do colapso. A falta de estratégia pode deixar o partido sem deputados federais em 2026, reduzindo a bancada, além da influência política e o volumoso fundo partidário.

E quem disse que uma mulher não pode cantar? Só os imbecis acham que não

Celina Leão reagiu com firmeza ao machismo disfarçado de crítica política. Cantar, encantar e celebrar o povo não diminui uma mulher pública: revela força, autenticidade e liberdade. "O preconceito não silencia quem lidera com alegria", ela na festa da ABBP.

Deputado Roosevelt: Orçamento 2026 vai fortalecer combate ao crime

Deputado Roosevelt Vilela (PL) defende investimento em inteligência policial e integração de forças. Orçamento 2026 da CLDF, com R$15,4 bi para segurança, permite avanços em tecnologia e união policial para mais proteção às famílias do DF
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político