O ASSUNTO É

CLDF homenageia promotor por atuar na defesa dos catadores de recicláveis

Publicado em

O promotor de justiça Roberto Carlos Batista representou o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) na sessão solene realizada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) nesta segunda-feira, 12 de junho, em celebração ao Dia Nacional de Luta dos Catadores de Materiais Recicláveis.

Durante o evento, foi anunciada a criação de uma frente parlamentar em defesa desses trabalhadores.

O promotor de justiça, na ocasião, recebeu da casa legislativa moção de louvor pelos relevantes serviços prestados e pela dedicação na defesa dos direitos dos trabalhadores e do meio ambiente.

Para o titular da 1ª Promotoria de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural (Prodema), a remuneração dos catadores deveria ser proporcional à eficiência do trabalho realizado.

“O SLU reconhece que 90% do que é recolhido pelos catadores é aproveitado, enquanto o reaproveitamento das empresas contratadas não chega a 40%. Por que não se paga aos catadores contratados o que se paga às empresas?”

Batista defendeu também a expansão dos contratos do SLU com mais cooperativas de catadores; a adesão do Distrito Federal ao programa federal “ Diogo Santana Pró-Catador”, instituído pelo Decreto 11.414/2023; o revigoramento do Comitê Gestor Intersetorial para a inclusão social e econômica de catadores e de materiais reutilizáveis e recicláveis do DF, com a efetiva participação dos representantes da categoria e ainda que as tecnologias que excluem o trabalho dos catadores não se tornem prioridade no DF.

A iniciativa da homenagem e da comemoração do  “Dia Nacional de Luta” foi do deputado distrital Gabriel Magno .

Também participaram do evento representantes de cooperativas de catadores, da Defensoria Pública, da Secretaria do Meio Ambiente e do Serviço de Limpeza Urbana.

Fonte MPDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Lula, a anistia e o casuísmo: apoio em 1988, crítica hoje

Por Everardo Gueiros: Lula, que em 1988 votou pela anistia a terroristas, guerrilheiros, sequestradores e assaltantes de bancos, agora se opõe à anistia aos manifestantes do 8 de janeiro — um contraste que expõe a mudança de discurso conforme a conveniência política.

Mais Radar

Caso Adriana Villela: Novo capítulo no julgamento do triplo homicídio em Brasília

Adriana Villela, acusada de matar os pais e uma empregada em 2009, teve sua condenação anulada. O juiz confirmou que as provas do caso seguem válidas, e a defesa tem 10 dias para se manifestar. O processo será reavaliado, e uma nova decisão está por vir.

Caso Hytalo Santos: um alerta sobre a exploração de menores e os limites da lei

A prisão do influenciador Hytalo Santos expõe um debate que ultrapassa a internet: o desafio jurídico, social e ético de proteger adolescentes diante da exploração digital e do choque entre fama, lucro e direitos garantidos pelo ECA.

Assista ao vivo, pelo Radar DF, o julgamento de Bolsonaro no STF

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira (2) a partir das 9h, o julgamento da ação penal que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete de seus ex-auxiliares. Acompanhe por aqui em transmissão ao vivo pela TV Justiça:

Bolsonaro sai para exames médicos sob prisão domiciliar em Brasília

Ex-presidente Jair Bolsonaro deixou o condomínio onde mora, às 9h, para exames médicos no hospital DF Star no Lago Sul, sob prisão domiciliar. Autorizado pelo STF, Bolsonaro é monitorado por tornozeleira eletrônica.

Empresa de leilões é condenada por não entregar produto arrematado a cliente

O 1º Juizado Especial Cível e Criminal do Gama condenou uma...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.