O ASSUNTO É

FARRA COM DINHEIRO PÚBLICO: Secretários de Rollemberg burlam a lei e enchem os bolsos com dinheiro da Terracap

Publicado em

a-turma-da-boquinhaQuatro secretários do Governo Rollemberg terão que devolver dinheiro recebido ilegalmente como membros do Conselho da Terracap. O pedido é do Ministério Público de Contas ao acatar uma representação feita pelo Sindicato dos Servidores e empregados da Administração Direta (Sindser-DF) que aponta ilegalidade

barra-radar

letra-apesar de a lei federal 13.303/2016 proibir a indicação de secretários de Estado para o Conselho de Administração de empresa pública ou de sociedade de economia mista, no entanto o governo Rollemberg burla a lei para contemplar uma seleta turma para receber jetons na Terracap no valor de dez mil e oitocentos reais por cada reunião que pode ocorrer até duas vezes ao mês. Uma grana extra que só alguns privilegiados do alto clero socialista têm direito,

Entre os contemplados estão o secretário das Cidades, Marcos Dantas, o Chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, o secretário de Gestão e Habitação, Thiago Andrade e o secretário de Economia e Desenvolvimento Sustentável e vice-presidente do PSD, Arthur Bernardes.

terracapPara enganar os órgãos de controle e de fiscalização, segundo a observação do Ministério Público de Contas, a Terracap deixou de publicar no Diário Oficial a ata da eleição dos membros do Conselho de Administração da autarquia, ocorrida no dia 23 de setembro deste ano, após a vigência da lei federal 13.303/2016 que é de 1 de junho, o que denota a má-fé.

De acordo com a denúncia enviada ao presidente do Tribunal de Contas, Renato Rainha, o Ministério Público de Contas do Distrito Federal, está exigindo que os quatro secretários devolvam a grana que receberam durante o período como conselheiros da Terracap.

Pede ainda que a eleição seja nula e que as suas decisões sejam invalidadas. Por fim, o MPCDF pede ainda que o governo faça um levantamento se existe igual ilegalidade em outros conselhos de empresas públicas.

Para o presidente do Sindser-DF, André Luizandre-luiz-da-conceicao da Conceição, autor da representação inicial junto ao Ministério Público de Contas, para que fosse apurada a ilegalidade, o governador Rodrigo Rollemberg passa por cima de uma lei federal para manter no Conselho da Terracap “alguns de seus apaniguados”.

“Artur Bernardes, Sérgio Sampaio, Marcos Dantas e Thiago Andrade estão ocupando cargos proibidos por lei e deveriam ter vergonha de receber um dinheiro indevidamente que pertence a população”, disse André Luiz.

Em um email enviado a Terracap o Radar quis saber:

A Terracap tinha conhecimento da lei? Se tinha conhecimento, por que elegeu tais secretários para a composição do seu Conselho? Quantas reuniões do Conselho foram realizadas desde o dia 1 de setembro (dia da posse dos referidos secretários) até a presente data? Quais decisões foram tomadas durante esse período? Qual é a posição da empresa em relação à demanda do Ministério Público de Contas?

A Terracap não retornou aos questionamentos enviados.

redacao-radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Entenda a ampliação do Programa Minha Casa, Minha Vida

O Minha Casa, Minha Vida (MCMV) consolidou mais um passo para beneficiar a classe média. A partir do início de maio, os bancos começarão...

Mais Radar

Estações do Metrô-DF ganham novos painéis informativos

As estações do Metrô-DF agora contam com novos painéis eletrônicos que...

Lançado edital de licitação de mais de cem imóveis no DF

A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) lançou o sexto...

Feriado terá linhas especiais e transporte público gratuito

Por causa dos eventos de Páscoa e do aniversário de Brasília,...

Prazo para indicar conta no Nota Legal acaba em maio

Os contemplados com prêmios no segundo sorteio de 2024 do Nota...

Abertas inscrições para 120 vagas de qualificação profissional no DF

Estão abertas as inscrições para 120 vagas do Projeto Labinclui, qualificação...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.