Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

FCDF: Rui Costa, Arthur Lira, Cajado e Erika Kokay são algozes do DF

Publicado em

Ainda que Omar Aziz(PSD-AM), relator do novo marco fiscal, suprima da proposta que começa a tramitar no Senado, a emenda que limita os recursos do Fundo Constitucional do DF, o presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) fará de tudo para manter o texto sem essa alteração, a pedido do Palácio do Planalto.

A posição de Lira ficou muito clara antes mesmo do texto-base do arcabouço fiscal, ser levado ao plenário da Câmara e aprovado por 372 votos a favor, 108 contra e 1 abstenção no último dia 24 de maio.

Lira, que é do mesmo partido de Celina Leão, vice-governadora do DF, nem deu bolas para o apelo coletivo dos deputados federais e senadores do Distrito Federal.

Na última terça-feira(30), a banca federal voltou a carga de pressão junto ao senador Omar Aziz, oficializado relator da matéria no Senado.

O próprio governador Ibaneis Rocha(MDB), integrou a comissão que esteve com o senador amazonense que, por sua vez, classifica o texto aprovado pela Câmara, confuso e que fará alterações.

Tanto Aziz como a bancada do DF, tem o entendimento que dificilmente a Câmara acolherá alterações efetuadas por senadores, já que a proposta transitou inicialmente pelas mãos dos deputados.

Além disso os donos do “jabuti”, enfiado no âmbito do texto do novo regime fiscal, tem nome e endereço: Rui Costa, Ministro da Casa Civil, com gabinete no Palácio do Planalto, e Arthur Lira, chefão da Câmara dos Deputados.

Assim sendo, a última alternativa do DF é recorrer ao próprio presidente Lula para vetar, do texto, a regra “plantada” por Rui e Lira.

Caso seja mantida, a emenda danosa causará um prejuízo estimado em R$ 87 bilhões para o DF nos próximos dez anos.

Se Lula lavar as mãos, o “jabuti” de Rui Costa e Lira que teve a obediência canina de Cláudio Cajado(PP-BA), afetará drasticamente, o pagamento de salários de servidores da Segurança Pública, Saúde e Educação.

Em tempo: Erika Kokay do PT, foi a única, entre os oito deputados da bancada do Distrito Federal a votar a favor do texto como estar e contra os interseres do povo do DF. Misericórdia!

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios políticos da capital federal. Siga o #radarDF 

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Mulheres podem se inscrever para curso de mecânica no Detran-DF

O curso Noções de Mecânica para Mulheres está com inscrições abertas no Departamento de Trânsito...

Mais Radar

Reguffe e Arruda: o “rei da ética” torna-se parceiro do “rei da propina filmada”

Reguffe, antes símbolo da ética, surge ao lado de Arruda, condenado no caso Pandora. O ex-senador, que evitava fotos com suspeitos, agora posa com quem foi preso por comandar o esquema que jurou combater. Vai confiar!!

Prudente detona rivais: “Celina ganha em qualquer cenário em 2026″

Deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF) disse ao Radar DF nesta quarta (03): “Celina Leão está imbatível para 2026. Nenhum adversário anunciado até agora, vence no 1º ou 2º turno. Nosso grupo é sólido, as obras falam e as pesquisas confirmam".

Ibaneis 63%: aprovação alta obriga união e depuração de aliados infiéis no DF

A população do Distrito Federal reconhece a gestão eficiente de Ibaneis Rocha, que mantém alta aprovação graças a obras entregues, segurança reforçada e políticas que transformam o DF em referência nacional.

Tentativa de Lula de humilhar o povo do DF vira vitória política de Ibaneis

Lula segue tentando, mas não consegue abalar a popularidade de Ibaneis Rocha no DF. Mesmo sob pressão política, o governador mantém aprovação sólida e apoio crescente da população.

Escalado por Lula, Boulos comandará o caos no DF na tentativa de virar o jogo

Guilherme Boulos, ministro de Lula, estaria articulando o uso de marginais ligados ao PCC para vaiar autoridades do DF em eventos oficiais. A denúncia acende alerta máximo da Secretaria de Segurança Pública, que deve monitoria e investigar esse movimento, preservando a ordem pública.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político