O ASSUNTO É

STF vai decidir se porte de drogas para consumo pessoal é crime

Publicado em

O julgamento para decidir se o porte de drogas para consumo próprio é crime está agendado para acontecer na próxima quarta-feira (24), no Supremo Tribunal Federal (STF). A pauta começou a ser julgada em 2015, mas foi paralisada, após um pedido do ministro Teori Zavascki, na época.

A matéria foi assumida pelo ministro Alexandre de Moraes, após a morte de Teori, em um acidente aéreo, em 2017. Moraes liberou o caso para julgamento logo em novembro do ano seguinte.

O que for decidido pela Corte terá efeito em todas as ações que tramitam na Justiça do país, uma vez que o  caso tem repercussão geral. A pauta é relatada pelo ministro Gilmar Mendes, que votou pela inconstitucionalidade do artigo 28 da Lei de Drogas.

O texto prevê pena para pessoas que comprarem, guardarem, transportarem ou portarem drogas para consumo pessoal. Gilmar votou pela aplicação de sanções apenas administrativas para estes casos.

Os ministros Roberto Barroso e Edson Fachin seguiram o relator pela inconstitucionalidade do artigo 28, mas limitaram o voto ao porte de maconha.

Na agenda do STF, o item é o quarto na ordem para o julgamento em plenário da sessão da próxima quarta. Até agora, três ministros votaram pela descriminalização do porte de drogas para uso pessoal.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Zoológico reabre com funcionamento diário durante o mês de julho

O Zoológico de Brasília retomou as atividades, Após mais de um mês fechado devido à identificação de casos de Influenza Aviária. A reabertura foi autorizada...

Mais Radar

Assassino frio e calculista de Ceilândia é condenado a 23 anos de prisão

O Tribunal do Júri de Ceilândia, no Distrito Federal, proferiu, na última quinta-feira (3), uma sentença que reforça a luta contra a impunidade em crimes violentos.

Bandidos são condenados por fraudes e lavagem de dinheiro no DF

Condenação na Operação Testa de Ferro: 9 criminosos presos por fraudes bancárias e lavagem de dinheiro. Algemados, deixaram o fórum da 1ª Vara Criminal e do Tribunal do Júri de Águas Claras com penas de até 56 anos.

Mulher é condenada por homofobia e ameaça com faca em Brasília

Mulher é condenada a pagar R$ 3,6 mil por danos morais em Brasília após ofensas homofóbicas e ameaça com faca a vizinho. Agressões, incluindo jogar água com resíduos, foram comprovadas por depoimentos e registros policiais. Justiça prevaleceu!

STF confirma regra que barra candidatos sem prestação de contas

STF confirma regra do TSE que barra candidatura de políticos sem prestação de contas de campanha, rejeitando ação do PT. Decisão unânime reforça transparência eleitoral e mantém impedimento até o fim da legislatura.

Condenada a 28 anos de prisão, mãe que matou própria filha de dois anos

Laryssa Yasmin é condenada a 28 anos por homicídio qualificado da filha de 2 anos e lesão corporal contra o pai. Jurados reconhecem qualificadoras e prisão imediata é decretada, sem direito a recorrer em liberdade.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.