Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Lula tem dificuldades de lacrar o seu indicado ao Supremo Tribunal Federal

Publicado em

Após ser derrotado na semana passada, com a proposta do novo Marco Regulatório do Saneamento Básico, na Câmara dos Deputados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enfrenta nova dificuldade.

Lula não consegue fazer valer o seu desejo de indicar, com tranquilidade, o advogado criminalista Cristiano Zanin, que o defendeu na Lava Jato.

As pressões são muitas na disputa pela cadeira do ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou no STF, a começar pelo próprio.

O ministro aposentado tem como candidato o advogado Manoel Carlos de Almeida Neto, que trabalhou na Corte e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Dino diz a Leila que União não causará problemas no reajuste da segurança do DF

Na corrida ainda tem outros nomes como o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, além dos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luiz Felipe Salomão e Benedito Gonçalves.

Até o nome do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, entrou na roda para ocupar a vaga de Rosa Weber, atual presidente da Corte, que se aposenta em outubro.

É bem aí que colocaram  uma pedra no meio do caminho de Zanin, candidato de Lula.

A estratégia de um grupo de senadores, liderado pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Davi Alcolumbre (União Brasil- AP), é deixar o nome do indicado de Lula na geladeira por mais quatro meses.

Um enorme desgaste para o próprio Zanin, que fica obrigado a ficar na fila à espera da boa vontade de Alcolumbre.

A estratégia do Senado, Casa responsável pelas sabatinas de ministros do STF, não deixa de ser uma imposição recheada de constrangimentos ao presidente da República.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios políticos da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Empresas são credenciadas para atuar no serviço de patinetes compartilhados

As empresas JET e Whoosh BR foram credenciadas para operar serviços de compartilhamento de patinetes...

Mais Radar

QualificaDF: Motor de transformação social que impulsiona a economia

O QualificaDF capacita jovens para o mercado, oferecendo cursos práticos em cidades do DF. Desde 2022, certificou 15 mil pessoas, reduzindo o desemprego e injetando milhões na economia local, com a determinação de Ibaneis Rocha e com o apoio das emendas de Robério Negreiros

Escândalos e desgaste do governo Lula faz fechar a boca da oposição no DF

Enfraquecido por escândalos e sem lideranças fortes, o PT do DF perde voz, discurso e espaço político, enquanto o grupo de Ibaneis avança sem resistência rumo à sucessão em 2026.

Ibaneis e clã Bolsonaro formam aliança política para 2026 no DF

Ibaneis Rocha e Michelle Bolsonaro selam aliança para o Senado em 2026, com apoio do clã Bolsonaro. Encontro em Brasília fortalece MDB, PL e PP, visando eleger Celina Leão governadora e consolidar a direita no DF.

Política de juros de Galípolo leva PT a loucura que não pode o acusar de sabotador

PT, que acusava Campos Neto de “sabotar” o governo com juros altos, agora engole o choro com Gabriel Galípolo, indicado por Lula, que elevou a Selic a 15%, mantendo a política restritiva do BC.

Rollemberg dança que nem “pinto no lixo” a espera por vaga na Câmara

Rodrigo Rollemberg celebra diploma de deputado federal e dança como "pinto no lixo", mas posse pode atrasar até após recesso. A Câmara dos Deputados deve encaminhar a decisão do STF para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político