Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Lula tem dificuldades de lacrar o seu indicado ao Supremo Tribunal Federal

Publicado em

Após ser derrotado na semana passada, com a proposta do novo Marco Regulatório do Saneamento Básico, na Câmara dos Deputados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enfrenta nova dificuldade.

Lula não consegue fazer valer o seu desejo de indicar, com tranquilidade, o advogado criminalista Cristiano Zanin, que o defendeu na Lava Jato.

As pressões são muitas na disputa pela cadeira do ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou no STF, a começar pelo próprio.

O ministro aposentado tem como candidato o advogado Manoel Carlos de Almeida Neto, que trabalhou na Corte e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Dino diz a Leila que União não causará problemas no reajuste da segurança do DF

Na corrida ainda tem outros nomes como o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, além dos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luiz Felipe Salomão e Benedito Gonçalves.

Até o nome do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, entrou na roda para ocupar a vaga de Rosa Weber, atual presidente da Corte, que se aposenta em outubro.

É bem aí que colocaram  uma pedra no meio do caminho de Zanin, candidato de Lula.

A estratégia de um grupo de senadores, liderado pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Davi Alcolumbre (União Brasil- AP), é deixar o nome do indicado de Lula na geladeira por mais quatro meses.

Um enorme desgaste para o próprio Zanin, que fica obrigado a ficar na fila à espera da boa vontade de Alcolumbre.

A estratégia do Senado, Casa responsável pelas sabatinas de ministros do STF, não deixa de ser uma imposição recheada de constrangimentos ao presidente da República.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios políticos da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Oposição apela à mentira e tem “fábrica de fakes” desmascarada no DF

A mentira tem perna curta. A “fábrica de fakes” montada pela oposição para tentar denegrir a imagem de Celina Leão desmorona diante dos fatos. A verdade prevalece, expõe o desespero adversário e reforça quem lidera por trabalho, não por distorções.

Mais Radar

Oposição apela à mentira e tem “fábrica de fakes” desmascarada no DF

A mentira tem perna curta. A “fábrica de fakes” montada pela oposição para tentar denegrir a imagem de Celina Leão desmorona diante dos fatos. A verdade prevalece, expõe o desespero adversário e reforça quem lidera por trabalho, não por distorções.

Fred Linhares aposta em Celina para manter governo aprovado pelo povo

Fred Linhares foi direto ao ponto: "o Republicanos bateu o martelo e apoia Celina Leão ao GDF em 2026. Aliança fechada, chapa definida com Gustavo Rocha de vice e foco na continuidade de um governo bem avaliado", disse ao Radar-DF.

PL-DF afunda em crise silenciosa e pode desaparecer da Câmara em 2026

Nos bastidores, Valdemar Costa Neto vê o PL-DF à beira do colapso. A falta de estratégia pode deixar o partido sem deputados federais em 2026, reduzindo a bancada, além da influência política e o volumoso fundo partidário.

E quem disse que uma mulher não pode cantar? Só os imbecis acham que não

Celina Leão reagiu com firmeza ao machismo disfarçado de crítica política. Cantar, encantar e celebrar o povo não diminui uma mulher pública: revela força, autenticidade e liberdade. "O preconceito não silencia quem lidera com alegria", ela na festa da ABBP.

Deputado Roosevelt: Orçamento 2026 vai fortalecer combate ao crime

Deputado Roosevelt Vilela (PL) defende investimento em inteligência policial e integração de forças. Orçamento 2026 da CLDF, com R$15,4 bi para segurança, permite avanços em tecnologia e união policial para mais proteção às famílias do DF
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político