O ASSUNTO É

OMS declara fim da emergência em saúde por covid-19

Publicado em

Nesta sexta-feira (5), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o fim da emergência em saúde pública de importância internacional, voltada à covid-19. A decisão foi tomada após três anos de pandemia.

De acordo com a OMS, agora, o vírus se classifica como “problema de saúde estabelecido e contínuo”. O Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional da OMS se reunia periodicamente, desde março de 2020, para analisar o cenário global provocado pela doença.

O alto nível de imunidade da população foi uma das pautas da última reunião, realizada nessa quinta-feira (4), pelos membros do comitê. O grupo abordou também a tendência decrescente de mortes por covid-19 e o declínio nas hospitalizações e nas internações em unidades de terapia intensiva (UTI).

Conforme disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, “o comitê de emergência contra a covid-19 se reuniu pela 15ª vez e recomendou a mim que declarasse o fim da emergência em saúde pública de importância internacional”.

O diretor lembra que isso não significa que a covid-19 chegou ao fim enquanto ameaça global de saúde. Trata-se apenas de uma medida com menos urgência, em relação ao que era antes.

Segundo dados da OMS, até o momento, 765,2 milhões de casos de covid-19 foram confirmados no planeta, além de quase 7 milhões de mortes registradas. De acordo com o relatório, 13,3 bilhões de doses de vacinas contra a doença foram administradas em todo o mundo.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

GDF lança regras para transporte gratuito de insumos rurais

A iniciativa promete reduzir despesas dos agricultores, ampliando a competitividade e apoiando programas como o Produzir, instituído pela lei nº 5.288/2013.

Mais Radar

Hospital de Base do DF se destaca em cirurgias bucomaxilofaciais

A unidade realiza procedimentos essenciais para a recuperação estética e funcional dos pacientes, incluindo cirurgias de internação facial e atendimentos de emergência.

Farmácia Popular terá 41 medicamentos gratuitos

A total gratuidade do Programa Farmácia Popular foi divulgada pela ministra...

Deputado cobra agilidade para liberação de ambulâncias ao Samu-DF

O distrital destaca que as 14 ambulâncias paradas aguardando seguros precisam sair para as ruas para atender emergências e salvar vidas.

Dia D contra dengue promove ações de conscientização em todo o Brasil

O Dia D de mobilização de ações de prevenção contra a...

Número de médicos no Brasil aumenta 23,6% de 2019 a 2023

Em uma nova pesquisa publicada recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.