O ASSUNTO É

SAÚDE DO CAOS: Centro de Testagem do HIV em Brasília vive seus piores dias

Publicado em

teste-de-hivSem internet, sem servidores e nem telefone, equipe médica tem que se desdobrar para conseguir atender as pessoas que procurar diariamente o Centro de Testagem do HIV na Rodoviária do Plano

rosanasilvaletra-sem funcionários da área administrativa e de servidores para coleta e testagem, do maior centro de HIV de Brasília reduziu o número de seu atendimento. Para não parar de vez o atendimento, a equipe médica assumiu a recepção do posto e fazem o serviço burocrático que é cuidar do cadastro de pacientes.

O Centro de Testagem e Aconselhamento da Rodoviária do Plano Piloto é um espaço onde as pessoas podem fazer o procedimento sem custos e sair com o resultado na hora. Quem chega ao local, porém, se depara com o aviso de que também não há nem telefone nem internet.

Em nota a Secretaria de Saúde informou que a redução no número de servidores ocorreu por causa da reestruturação da rede. “O CTA pertencia à Subsecretaria de Vigilância à Saúde e passou a pertencer à Região de Saúde Centro-Sul. Com isso, cinco servidores administrativos lotados na SVS permaneceram na subsecretaria, o que prejudicou o atendimento nessa unidade.” Segundo a Secretária, está havendo uma negociação para esses servidores retornarem as suas atividades, mas, não deu um para quando isso possa acontecer.

Essa situação se arrasta há três meses e para manter o posto em funcionamento, 11 profissionais de saúde, se revezam em três turnos. A capacidade era de atender até 80 testes de HIV por dia e o resultado em no máximo 40 minutos. Sem internet, os profissionais não têm como consultar os prontuários de pacientes, nem colocar as informações sobre o atendimento no sistema. Sem impressora, eles não têm como entregar o resultado dos exames para os pacientes.

“Se a pessoa precisar de um resultado desses para fazer um exame médico ou para levar para alguma cirurgia, nós temos que tirar xerox com o nosso dinheiro para poder mandar o paciente, porque nós não temos xerox aqui”, explicou o coordenador do posto, Gilmar Decária.

redacao-radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Deputado Roosevelt: Orçamento 2026 vai fortalecer combate ao crime

Deputado Roosevelt Vilela (PL) defende investimento em inteligência policial e integração de forças. Orçamento 2026 da CLDF, com R$15,4 bi para segurança, permite avanços em tecnologia e união policial para mais proteção às famílias do DF

Mais Radar

GDF lança primeira unidade do Na Hora exclusiva para empresas

Foi inaugurada a primeira unidade do Na Hora dedicada ao atendimento...

GDF lança nova edição do Preparação DF com mais de 6 mil vagas

Estão abertas as inscrições para a nova edição do Preparação DF,...

Lançado edital para renovar computadores de hospitais e UPAs do DF

Foi publicado o edital para compra e instalação de novos desktops,...

Atendimento na atenção psicossocial tem aumento de 15% no DF

No período de maio a agosto deste ano, a produção ambulatorial...

Nosso Natal ilumina Esplanada dos Ministérios e traz espetáculos gratuitos

O Nosso Natal 2025 começou nesta semana e segue até 4...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.