O ASSUNTO É

Câmara aprova norma que afrouxa combate a desmatamento

Publicado em

Foi aprovada nessa quinta-feira (30), uma medida provisória que altera a Lei da Mata Atlântica e flexibiliza mecanismos de controle ao desmatamento no bioma. A proposta acaba com a necessidade de um parecer dos órgãos estaduais para subtração da floresta em estágio médio de renovação em área urbana.

A medida da Câmara dos Deputados prevê uma alteração na Lei que permite o desmatamento de vegetação primária e secundária que apresenta um estado avançado de regeneração.

A proposta também acaba com as exigências de medidas compensatórias para a supressão de vegetação fora das áreas determinadas, para preservação permanente que estão previstas no Código Florestal. O texto ainda será analisado pelo Senado.

O deputado Sérgio Souza (MDB-PR) declarou que a aprovação do documento significa avançar a questão rural. “Um grande avanço hoje na Câmara dos Deputados quando nós aprovamos a medida provisória 1150 que trata da prorrogação do prazo para o Programa de Regularização Ambiental”. 

Anteriormente, o texto previa o prazo de um ano para inscrição ao programa. Ambientalistas declaram que a aprovação da medida significa um retrocesso na legislação ambiental e poderá facilitar o desmatamento na Mata Atlântica.

“O relatório está cheio de contrabandos legislativos, com diversos retrocessos sem relação com o tema original da MP. Ao fazer isso, além de incorrer em inconstitucionalidade formal, o texto propõe verdadeiro desastre ambiental para o pouco que sobrou da Mata Atlântica, para as unidades de conservação e, inclusive, para áreas de risco no entorno de rios”, destaca Maurício Guetta, assessor jurídico do Instituto Socioambiental.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Governo prevê queda no combustível se petróleo mantiver cotação

Caso haja uma cotação estável no preço do petróleo, será possível reduzir o preço do combustível nas bombas. A medida poderá ser implementada nas...

Mais Radar

Lula chama de “irresponsável” ameaça de Trump contra o Brics

Lula minimiza ameaça de Trump de taxar Brics em 10% durante cúpula no Rio. Presidente chama fala de irresponsável e defende soberania dos países. Bloco foca em cooperação e multipolaridade, ignorando tensões com EUA, segundo relatos da cúpula.

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões

As seis dezenas do concurso 2.884 da Mega-Sena serão sorteadas, a...

Inscrições para CNU 2025 começam nesta quarta (2)

Começam nesta quarta-feira (2 ), as inscrições para a segunda edição...

Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos

Os Correios atenderam 1,3 milhão de aposentados e pensionistas sobre descontos...

Governo define distribuição de cotas raciais em concursos públicos

A nova distribuição das vagas por cotas raciais em concursos públicos...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.