Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Magela deixa pistas que Grass pode ser carta fora do baralho, em 2026 no DF

Publicado em

Em uma entrevistava ao RadarDF, o ex-deputado federal Geraldo Magela, disse nesta sexta-feira (31), que o Partido dos Trabalhadores, no Distrito Federal, deve lançar candidatura própria ao GDF. Afirmou que a legenda tem grandes nomes e que Leandro Grass do PV, candidato ao Buriti em 2022, pela federação PT/PV/PCdoB/PT, será uma lembrança. No entanto, garantiu, que apesar das eleições majoritárias estarem bem aí para o mundo político, mas, no momento, segundo Magela, o partido está empenhado em defender o governo Lula.

Como o PT do DF está se organizando para a disputa em 2026?

Agora a nossa preocupação central é defender o governo do Presidente Lula. Nós sabemos que aqui no DF há uma parcela da população que será oposição a qualquer programa que o Lula anunciar. Portanto, não vamos pensar em 2026 agora. Vamos tratar de 2023, primeiro.

O PT terá candidato próprio ou prevalecerá a mesma federação de 2022?

A federação vai existir até 2025 e pode continuar para o ano eleitoral, mas o que eu tenho ouvido da militância é que o PT precisa ter candidatura própria. Qualquer decisão será tomada junto com a direção nacional do Partido.

Quais são os nomes mais importantes do PT que podem se viabilizar para a disputa majoritaria de 2026?

O PT tem muitos nomes que podem representar a nossa militância na disputa. Temos 4 deputados, uma federal e três distritais, que podem concorrer a qualquer cargo. E temos outras pessoas que não são parlamentares e que também podem concorrer. Mas, não é hora de falar em nomes.

Em 2022, Leandro Grass foi o candidato ao Buriti pela federação PT/PV/PCdoB/. Em 2026 ele pode ser novamente o nome a disputar com a ajuda do PT?

O Leandro cumpriu muito bem o papel que a Federação esperava dele. Certamente ele será lembrado quando os nomes forem discutidos.

Como um grande nome do PT, no DF, como você se inclui no cenário político brasiliense que já começou a se movimentar, apesar das eleições acontecerem daqui a quatro anos?

Eu sou uma pessoa de partido. Na eleição passada eu abri mão de ser candidato a governador para fazer a unidade da Federação e depois abri mão da candidatura ao Senado para fazer a unidade do PT. E fui coordenar a campanha do Lula a pedido da direção nacional do partido. Para 2026 o meu projeto é ajudar o PT a vencer a eleição para o GDF. Nós vamos lançar quem tiver melhores condições para a disputa.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios políticos da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Zoológico reabre com funcionamento diário durante o mês de julho

O Zoológico de Brasília retomou as atividades, Após mais de um mês fechado devido à...

Mais Radar

QualificaDF: Motor de transformação social que impulsiona a economia

O QualificaDF capacita jovens para o mercado, oferecendo cursos práticos em cidades do DF. Desde 2022, certificou 15 mil pessoas, reduzindo o desemprego e injetando milhões na economia local, com a determinação de Ibaneis Rocha e com o apoio das emendas de Robério Negreiros

Escândalos e desgaste do governo Lula faz fechar a boca da oposição no DF

Enfraquecido por escândalos e sem lideranças fortes, o PT do DF perde voz, discurso e espaço político, enquanto o grupo de Ibaneis avança sem resistência rumo à sucessão em 2026.

Ibaneis e clã Bolsonaro formam aliança política para 2026 no DF

Ibaneis Rocha e Michelle Bolsonaro selam aliança para o Senado em 2026, com apoio do clã Bolsonaro. Encontro em Brasília fortalece MDB, PL e PP, visando eleger Celina Leão governadora e consolidar a direita no DF.

Política de juros de Galípolo leva PT a loucura que não pode o acusar de sabotador

PT, que acusava Campos Neto de “sabotar” o governo com juros altos, agora engole o choro com Gabriel Galípolo, indicado por Lula, que elevou a Selic a 15%, mantendo a política restritiva do BC.

Rollemberg dança que nem “pinto no lixo” a espera por vaga na Câmara

Rodrigo Rollemberg celebra diploma de deputado federal e dança como "pinto no lixo", mas posse pode atrasar até após recesso. A Câmara dos Deputados deve encaminhar a decisão do STF para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político