O ASSUNTO É

MP do Minha Casa, Minha Vida é regulamentada. Veja novas regras

Publicado em

Foi publicado nesta segunda-feira (20), no Diário Oficial da União, o decreto que regulamenta a Medida Provisória de 14 de fevereiro sobre o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.

O projeto com novas regras foi relançado pelo presidente Lula (PT). O atendimento prioritário das famílias com renda bruta mensal de até R$ 2.640, está entre as novidades.

Com o teto ampliando, a expectativa do governo é oferecer subsídio de 85% a 95% para a compra dos imóveis. Anteriormente, o atendimento prioritário era restrito às famílias com renda mensal de até R$ 1.800.

Permitir que beneficiários de várias faixas de renda consigam financiar a casa própria a juros mais baixos que as taxas cobradas no mercado, continua sendo o objetivo.

Conforme o decreto que regulamenta o projeto, o benefício será regido pelos ministérios das Cidades e da Fazenda. Os “órgãos colegiados gestores de fundos financiadores do programa” também integram o Minha Casa, Minha Vida.

Auxílio-doença, auxílio-acidente, seguro-desemprego, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Bolsa Família não são considerados pela nova nova faixa de renda apresentada pelo governo federal, bem como outros benefícios temporários, assistenciais ou previdenciários.

O propósito da inovação é promover o desenvolvimento econômico e permitir opções como locação social, aquisição de imóveis usados em áreas urbanas e, principalmente, soluções para famílias que se encontram em situação de rua.

Um dos requisitos para destinação dos recursos do Minha Casa, Minha Vida são as famílias lideradas por mulheres ou em situação de calamidade.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Aplicativo do Metrô-DF terá espaço para registro de denúncias

Uma nova funcionalidade será adicionada no aplicativo do Metrô-DF. Os usuários poderão usar a plataforma para registrar denúncias sobre segurança, com atendimento em tempo...

Mais Radar

Sistema do governo permite autoexclusão em sites de apostas

O governo federal lançou a Plataforma Centralizada de Autoexclusão. O cadastro...

Governo edita regras para remover servidores em casos de violência

Foi publicado a portaria conjunta que dispõe sobre o direito de...

Governo lança painel inédito para rastrear gastos ambientais

A população poderá acompanhar os gastos climáticos do governo federal, com...

Minha Casa, Minha Vida deverá contratar 3 milhões de moradias até 2026

O governo pretende financiar 3 milhões de unidades do Minha Casa,...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.