Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Afastamento de Ibaneis já causa prejuízos a população do DF

Publicado em

Os exatos 56 dias do afastamento do governador Ibaneis Rocha (MDB), já é sentido pela população do Distrito Federal, com a paralisação de importante obras estruturantes, sem prazo de retomadas.

A duplicação da 001 do Jardim Botânico e a duplicação da DF-140, do Setor Habitacional Tororó, seguem congeladas sem nenhum movimento de homens ou máquinas em seus respectivos canteiros de obras.

Ao RadarDF, o Departamento de Estrada e Rodagem (DER-DF) justifica que no caso da obra do Tororó, por onde trafegam centenas de veículos diariamente, que provocam longos engarrafamentos, em horário de pico, falta a companhia telefônica deslocar seus cabos de fibra óptica.

Também alega o período chuvoso, mesmo que as chuvas têm caído esporadicamente na região.
Já o viaduto da Esaf, umas das obras prioritárias, no plano de governo de Ibaneis, para 2023, o DER informa que a empresa que vai construir a obra, ainda está montando o seu canteiro.

Hoje (05), completam 45 dias do ato de assinatura da governadora interina Celina Leão, para o início da execução do viaduto e tudo que se tem no local, são tapumes.

O Jardim Botânico é apenas um exemplo. Em toda a história da capital da República, nunca a sua população viveu uma situação tão dramática como a de agora.

Ibaneis Rocha foi afastado do cargo pelo ministro Alexandre de Moraes do STF.

O ministro julgou e afastou o chefe do Executivo brasiliense, baseado na simples presunção de que o governador, tivesse algum envolvimento com o quebra-quebra do dia 8 de janeiro.

No entanto, as investigações da Polícia Federal e analisadas pela Procuradoria Geral da República (PGR), não encontrou nenhum indício do envolvimento e Ibaneis, seja ele direto ou indiretamente com os ataques contra as sedes do Três Poderes.

Se tivesse algum indício, a história já teria vazada, há muito tempo.

Políticos como Fraga, Izalci e por último Rafael Prudente, comprometidos com a população do DF, se manifestaram sobre a decisão extrema e violenta contra um ente federativo autônomo, garantido pela Constituição Federal.

Mas o silêncio dos surdos, que acomete a maioria dos parlamentares do Congresso e a totalidade dos 24 deputados distritais, remete a falta de compromisso com seus respectivos eleitores e com a própria cidade neste início da legislatura.

Não se trata do governador afastado ilegalmente, ser o Ibaneis ou que fosse outro e/ou do partido qual fosse. A omissão politica é de clareza solar.

O silêncio da maioria corrói a alma de quem foi as urnas nas últimas eleições para escolher democraticamente o seu governante, bem como seus legítimos representantes.

A luta política sempre se organizou em torno de palavras de ordem, declarações e manifestos. Uma maneira de fazer ouvir uma voz.

No entanto, o DF segue cambaleante com seus representantes moucos.

Perguntamos ao deputado distrital Chico Vigilante(PT), presidente da CPI dos Atos antidemocráticos, sobre o que achava do afastamento do governador: ele nem respondeu.

O deputado que crítica, nas redes sociais, Anderson Torres, por recorrer ao STF para ficar em silêncio caso tenha que depor na CPI, igualmente prefere o silêncio a opinar sobre um claro estado de exceção que suprime, há 56 dias, o direito democrático do povo brasiliense.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios políticos da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Governo prevê queda no combustível se petróleo mantiver cotação

Caso haja uma cotação estável no preço do petróleo, será possível reduzir o preço do...

Mais Radar

QualificaDF: Motor de transformação social que impulsiona a economia

O QualificaDF capacita jovens para o mercado, oferecendo cursos práticos em cidades do DF. Desde 2022, certificou 15 mil pessoas, reduzindo o desemprego e injetando milhões na economia local, com a determinação de Ibaneis Rocha e com o apoio das emendas de Robério Negreiros

Escândalos e desgaste do governo Lula faz fechar a boca da oposição no DF

Enfraquecido por escândalos e sem lideranças fortes, o PT do DF perde voz, discurso e espaço político, enquanto o grupo de Ibaneis avança sem resistência rumo à sucessão em 2026.

Ibaneis e clã Bolsonaro formam aliança política para 2026 no DF

Ibaneis Rocha e Michelle Bolsonaro selam aliança para o Senado em 2026, com apoio do clã Bolsonaro. Encontro em Brasília fortalece MDB, PL e PP, visando eleger Celina Leão governadora e consolidar a direita no DF.

Política de juros de Galípolo leva PT a loucura que não pode o acusar de sabotador

PT, que acusava Campos Neto de “sabotar” o governo com juros altos, agora engole o choro com Gabriel Galípolo, indicado por Lula, que elevou a Selic a 15%, mantendo a política restritiva do BC.

Rollemberg dança que nem “pinto no lixo” a espera por vaga na Câmara

Rodrigo Rollemberg celebra diploma de deputado federal e dança como "pinto no lixo", mas posse pode atrasar até após recesso. A Câmara dos Deputados deve encaminhar a decisão do STF para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político