O ASSUNTO É

Vacina contra dengue deve estar nas clínicas no 2º semestre

Publicado em

A partir do segundo semestre deste ano, a vacina contra a dengue Qdenga (TAK-003) deve estar nas clínicas particulares do Brasil. As informações são dos representantes do laboratório japonês Takeda Pharma.

Mesmo não tendo previsão da inclusão no Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde afirma que a questão é tratada como prioridade.

No entanto, a vacina já foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O imunizante, liberado para pessoas de 4 a 60 anos, pode ser aplicado em quem teve e quem não teve a doença.

A aprovação não significa que a vacina já esteja disponível para todos. O infectologista Kleber Luz acredita que a medida é um avanço e um primeiro passo no combate à dengue.

“A aprovação representa a primeira barreira em uma corrida de obstáculos. Se a Anvisa não aprova, nem pensamos em utilizar. O último obstáculo é a vacinação no Sistema Único de Saúde (SUS)”, destaca o consultor de arboviroses da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para o também coordenador do comitê científico de arboviroses da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), a aprovação é uma boa notícia e representa uma possibilidade de uso pelo país.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

BRB chega a Alagoas e vai gerir folha dos servidores da prefeitura de Maceió

O Banco BRB será responsável pela gestão da folha de pagamento dos servidores da Prefeitura de Maceió pelos próximos 5 anos. A conquista é...

Mais Radar

Ministério abre adesão ao programa Agora Tem Especialistas

Hospitais, clínicas e empresas privadas ou filantrópicas que prestam serviços de...

Saúde anuncia 3 mil bolsas de residência e 500 vagas para especialista

No intuito de ampliar o número de médicos especialistas, o Ministério...

Hospital de Base do DF se destaca em cirurgias bucomaxilofaciais

A unidade realiza procedimentos essenciais para a recuperação estética e funcional dos pacientes, incluindo cirurgias de internação facial e atendimentos de emergência.

Farmácia Popular terá 41 medicamentos gratuitos

A total gratuidade do Programa Farmácia Popular foi divulgada pela ministra...

Deputado cobra agilidade para liberação de ambulâncias ao Samu-DF

O distrital destaca que as 14 ambulâncias paradas aguardando seguros precisam sair para as ruas para atender emergências e salvar vidas.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.