Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Brasília: Uma cidade cassada por um capricho judicial

Publicado em

Conheço cidadãos cassados, conheço grupos cassados, mas cidade cassada só conheço Brasília”.

A célebre frase é do ex-presidente da República, Tancredo Neves, dita em setembro de 1984, durante um debate, como ainda candidato, ocorrido na OAB-DF.

Brasília só veio conquistar a sua plena autonomia política quatro anos mais tarde com a Constituição de 1988.

Em 9 de janeiro de 2023, ou seja, 35 anos depois, o direito constitucional da capital federal, representada como ente federativo por oito deputados federais, três senadores e uma Câmara Legislativa composta por 24 deputados distritais, além de uma população de mais de 3 milhões de pessoas, é cassado, sumariamente, por uma canetada de um ministro do Supremo Tribunal Federal.

O afastamento do governador Ibaneis Rocha(MDB), reeleito democraticamente, em primeiro turno das eleições do ano passado, por quase 1 milhão de eleitores, não deixa de ser um golpe de Estado consumado, bem mais violento do que o não consumado golpe contra os Poderes da República, ocorrido no famigerado dia 8 de janeiro.

A medida extrema, tomada por nove dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal, foi a justificativa para que o governante brasiliense fosse investigado sobre o manto do libelo da presunção de um suposto envolvimento dele, com os atos violentos do 8 de janeiro.

Apesar das investigações se aprofundaram, envolvendo todos os mecanismo de Estado, como os da Procuradoria Geral da República(PGR), da Polícia Federal, Controladoria-Geral da União (CGU) e Polícia Civil do Distrito Federal, nenhum indício foi encontrado de que Ibaneis, foi omisso, financiou ou incentivou o quebra-quebra contra o Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Suprema Corte.

Mesmo assim, Brasília segue como um navio sem o timoneiro, cujo comando é ocupado interinamente pelo imediato, ou “imediata”, como a vice-governadora Celina Leão(PP), que desprende esforço e competência diariamente para não deixar a embarcação perder o rumo.

Apesar do flagrante golpe, na sua autonomia política, poucos foram os atores políticos que contestaram a medida extrema do STF.

Não se viu também nenhuma manifestação do chamado Setor Produtivo, por meios de suas organizações. A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), segue em silêncio sepulcral.

A Ordem dos Advogados do Brasil/ OAB do DF, também permanece muda.

Logo ela que serviu de palco de um debate, em 11 de setembro de 1984, quando o então candidato à Presidência da República Tancredo Neves, disse: “Conheço cidadãos cassados, conheço grupos cassados, mas cidade cassada só conheço Brasília”.

Há exatos 45 dias sem o governador reeleito, Brasília segue como cidade cassada, como chegou a externar um dos mais brilhantes defensores da democracia e da autonomia política de um ente federativo.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios políticos da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Oposição apela à mentira e tem “fábrica de fakes” desmascarada no DF

A mentira tem perna curta. A “fábrica de fakes” montada pela oposição para tentar denegrir a imagem de Celina Leão desmorona diante dos fatos. A verdade prevalece, expõe o desespero adversário e reforça quem lidera por trabalho, não por distorções.

Mais Radar

Oposição apela à mentira e tem “fábrica de fakes” desmascarada no DF

A mentira tem perna curta. A “fábrica de fakes” montada pela oposição para tentar denegrir a imagem de Celina Leão desmorona diante dos fatos. A verdade prevalece, expõe o desespero adversário e reforça quem lidera por trabalho, não por distorções.

Fred Linhares aposta em Celina para manter governo aprovado pelo povo

Fred Linhares foi direto ao ponto: "o Republicanos bateu o martelo e apoia Celina Leão ao GDF em 2026. Aliança fechada, chapa definida com Gustavo Rocha de vice e foco na continuidade de um governo bem avaliado", disse ao Radar-DF.

PL-DF afunda em crise silenciosa e pode desaparecer da Câmara em 2026

Nos bastidores, Valdemar Costa Neto vê o PL-DF à beira do colapso. A falta de estratégia pode deixar o partido sem deputados federais em 2026, reduzindo a bancada, além da influência política e o volumoso fundo partidário.

E quem disse que uma mulher não pode cantar? Só os imbecis acham que não

Celina Leão reagiu com firmeza ao machismo disfarçado de crítica política. Cantar, encantar e celebrar o povo não diminui uma mulher pública: revela força, autenticidade e liberdade. "O preconceito não silencia quem lidera com alegria", ela na festa da ABBP.

Deputado Roosevelt: Orçamento 2026 vai fortalecer combate ao crime

Deputado Roosevelt Vilela (PL) defende investimento em inteligência policial e integração de forças. Orçamento 2026 da CLDF, com R$15,4 bi para segurança, permite avanços em tecnologia e união policial para mais proteção às famílias do DF
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político