O ASSUNTO É

Governo do DF publica lei de combate ao racismo religioso; veja regras e sanções

Publicado em

A lei que cria o Programa Distrital de Combate ao Racismo Religioso foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal, nesta terça-feira (24). O objetivo é prevenir e combater a violência contra praticantes, símbolos e lugares de culto de religiões de matriz africana.

O projeto é de autoria do deputado distrital Fábio Félix (Psol) e foi sancionado pela governadora em exercício, Celina Leão (PP).

A lei, já em vigor, considera racismo religioso “toda e qualquer conduta, praticada por agente público ou privado, que resulte na discriminação dos povos negros ou indígenas, ou em restrição de seus direitos coletivos ou individuais em razão da prática de religiões de matriz africana”.

Caso a norma seja descumprida, a lei prevê sanções como multas, a pessoas, empresas e servidores. Para pessoas jurídicas de direito privado, o pagamento de multa é de R$ 20 mil a R$ 100 mil e, em caso de reincidência, suspensão do alvará de funcionamento.

Se for cometida por servidores públicos, será aplicada instauração de procedimento administrativo disciplinar para apurar responsabilidades pelo ato discriminatório ou ofensivo.

Segundo o norma, deve ser garantido aos praticantes de religiões de matriz africana, independentemente de raça ou etnia o direito a tratamento respeitoso e digno, a prática e a celebração de seus rituais, em lugares privados ou públicos e o uso de vestimentas e características, em lugares abertos ou fechados, públicos ou privados, inclusive solenes.

O texto configura como crime de racismo religioso a denúncia contra os representantes que relacione diretamente as práticas de religiões de matriz africana com violação de direitos com fundamento falso.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Celina transforma demanda silenciosa dos idosos em agenda de Estado

As mãos que afagam. Celina Leão assume protagonismo ao lançar ações concretas para a terceira idade, mostrando que cuidar de quem construiu Brasília não é favor: é justiça e compromisso com o futuro.

Mais Radar

Atendimento na atenção psicossocial tem aumento de 15% no DF

No período de maio a agosto deste ano, a produção ambulatorial...

Nosso Natal ilumina Esplanada dos Ministérios e traz espetáculos gratuitos

O Nosso Natal 2025 começou nesta semana e segue até 4...

Inaugurado primeiro Centro de Referência Especializado em TEA do DF

O primeiro Centro de Referência Especializado em Transtorno do Espectro Autista...

DF tem alta de 78% nas chegadas internacionais de passageiros

O Brasil registrou um aumento significativo de visitantes nos últimos anos,...

Novos beneficiários do DF Social têm até o dia 14 para abrir conta no BRB

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) selecionou 4.953 novas famílias do...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.