O ASSUNTO É

Governo do DF publica lei de combate ao racismo religioso; veja regras e sanções

Publicado em

A lei que cria o Programa Distrital de Combate ao Racismo Religioso foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal, nesta terça-feira (24). O objetivo é prevenir e combater a violência contra praticantes, símbolos e lugares de culto de religiões de matriz africana.

O projeto é de autoria do deputado distrital Fábio Félix (Psol) e foi sancionado pela governadora em exercício, Celina Leão (PP).

A lei, já em vigor, considera racismo religioso “toda e qualquer conduta, praticada por agente público ou privado, que resulte na discriminação dos povos negros ou indígenas, ou em restrição de seus direitos coletivos ou individuais em razão da prática de religiões de matriz africana”.

Caso a norma seja descumprida, a lei prevê sanções como multas, a pessoas, empresas e servidores. Para pessoas jurídicas de direito privado, o pagamento de multa é de R$ 20 mil a R$ 100 mil e, em caso de reincidência, suspensão do alvará de funcionamento.

Se for cometida por servidores públicos, será aplicada instauração de procedimento administrativo disciplinar para apurar responsabilidades pelo ato discriminatório ou ofensivo.

Segundo o norma, deve ser garantido aos praticantes de religiões de matriz africana, independentemente de raça ou etnia o direito a tratamento respeitoso e digno, a prática e a celebração de seus rituais, em lugares privados ou públicos e o uso de vestimentas e características, em lugares abertos ou fechados, públicos ou privados, inclusive solenes.

O texto configura como crime de racismo religioso a denúncia contra os representantes que relacione diretamente as práticas de religiões de matriz africana com violação de direitos com fundamento falso.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

População do DF poderá avaliar o programa Prato Cheio

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) promove audiência pública no Restaurante Comunitário do Varjão. O objetivo é permitir que a população avalie tanto o...

Mais Radar

População do DF poderá avaliar o programa Prato Cheio

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) promove audiência pública no Restaurante...

M-TECH 2026 abre inscrições para cursos gratuitos em tecnologia e empreendedorismo

Brasília avança na preparação de profissionais para as carreiras do futuro...

GDF inaugura primeira unidade do Na Hora Empresarial nesta quarta (28)

A primeira unidade do Na Hora Empresarial será inaugurada nesta quarta-feira...

RenovaDF capacitou cerca de 2 mil pessoas em situação de rua desde 2022

O programa RenovaDF foi criado em 2021 pelo Governo do Distrito...

7ª Feira do Trabalho e do Campo começa nesta segunda em Brazlândia

Brazlândia sedia, de 26 a 31 de janeiro, a 7ª Feira...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.