Jardim Botânico e Tororó tem condomínios aprovados pelo Conplan

Publicado em

O Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan), aprovou na última quinta-feira (15), a criação de seis novas áreas para moradia e comércio no Distrito Federal.

Quatro delas estão no Jardim Botânico, uma em Sobradinho e outra em Planaltina. Os empreendimentos poderão beneficiar, no total, até 5.247 pessoas com mais de 1.500 casas e apartamentos.

O empreendimento Tororó Ecoville Residence, localizado no Setor Habitacional do Tororó, no Jardim Botânico, ocupará 56,38 hectares de terreno, o equivalente a mais de 56 campos de futebol.

A área tem capacidade para 490 casas, com a possibilidade de beneficiar até 1.617 pessoas, além de lotes comerciais e institucionais.

Ainda no Jardim Botânico, outra nova área, chamada Setor Comercial Jardim Botânico, pertence à Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e possui 10,92 hectares, onde podem morar até 487 pessoas.

O projeto urbanístico prevê no terreno 148 apartamentos, em cinco prédios, que ainda terão comércios nos seus respectivos térreos. Também é esperada a criação de outros lotes para uso exclusivo comercial e equipamentos públicos.

Outros dois empreendimentos aprovados no Jardim Botânico são: Condomínio Cidade Jardim e Residencial Reserva do Parque.

O primeiro fica na Fazenda Taboquinha e tem 4,93 hectares, podendo comportar 74 apartamentos para até 244 pessoas, além de lotes comerciais e para equipamentos públicos.

O segundo fica no Setor Habitacional do Tororó, possui 2,38 hectares, com capacidade de ter 33 casas para 109 pessoas, e lotes para comércio, prestação de serviços e instituições.

Em Sobradinho, a área chamada Bernadete fica na Fazenda Paranoazinho. Diferente das demais, a área já tinha sido aprovada no Conplan, em fevereiro deste ano.

Contudo, retornou à análise do colegiado devido às alterações de parâmetros e permeabilidade que foram feitas no projeto urbanístico, sendo aprovada novamente.

No terreno de 15,75 hectares podem ser construídos 715 apartamentos para até 2.362 pessoas. Também estão previstas áreas verdes e Espaços Livres de Uso Público (Elups).

Por fim, na Quadra 18 da Vila Vicentina, em Planaltina, fica o chamado Parque da Vila.

Na área de 2,86 hectares é possível construir 71 casas, que beneficiarão 232 moradores, e 59 apartamentos, para 196 pessoas, totalizando 130 unidades residenciais para 428 habitantes.

No local também são previstos espaços para equipamentos públicos.

A partir da publicação, os responsáveis particulares terão o prazo de 180 dias para dar entrada com o pedido de registro dos imóveis em cartório.

O processo antecede a adoção das medidas para implementar a infraestrutura dos locais.

Remembramento

O colegiado também aprovou na reunião o remembramento dos lotes 1 a 16 do Setor Comercial Residencial Sul, no Plano Piloto, na Quadra 516, bloco C.

O agrupamento de lotes é uma das medidas fundamentais para o melhor aproveitamento do uso do solo.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh)

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Absorva o Bem amplia alcance com instalação de novas caixas na Rodoviária do Plano

O projeto Absorva o Bem foi ampliado com mais caixas espalhadas nos banheiros da Rodoviária do Plano Piloto. O programa da Secretaria de Atendimento...

Mais Radar

Inércia do Condomínio RK põe famílias sob risco de verem suas casas demolidas

Apesar do acordo firmado em dezembro de 2024 com a Terracap, a administração do condomínio RK ainda não assinou o termo, colocando em risco de demolição por determinação judicial os imóveis de mais de 2 mil famílias.

Comissão do TJDFT busca soluções pacíficas em despejos coletivos

Desembargador Renato Scussel lidera Comissão do TJDFT que, em parceria com o GDF, promove soluções pacíficas para despejos e reintegrações de posse em moradias coletivas e áreas produtivas de populações vulneráveis.

AJAB e DER planejam melhoria de acesso a condomínios do J. Botânico

Reunião conduzida por Toni Duarte, presidente da AJAB, contou com a participação do administrador Aderivaldo Cardoso e síndicos de sete condomínios do Jardim Botânico, representando mais de 12 mil moradores, para discutir acessos.

Regularização do condomínio Residencial RK avança com acordo histórico

Com o apoio pessoal do governador Ibaneis, o Condomínio Rural Residencial RK,, após décadas de incertezas e embates judiciais, está próximo de alcançar uma solução definitiva para a regularização fundiária de sua área, mediando negociações com a TERRACAP.

Condomínio RK contesta demolição e multa em ação judicial

Condomínio RK contesta demolição de 2.071 casas e multa de R$ 224 mi no TJDFT, destacando o TAC nº 002/2007, que prevê regularização e segue válido, não podendo ser ignorado por Justiça e MPDFT, além de obras que sanaram danos

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.