Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Transporte do Entorno: Toma que o abacaxi é teu, Caiado!

Publicado em

Após questionar o aumento da tarifa dos ônibus, que fazem linha entre as cidades goianas, ao DF, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado(União), não imaginava que o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha(MDB), fosse desistir da gestão do transporte público que servem a região do Entorno.

O GDF decidiu entregar, de volta, a gestão do transporte semiurbano a Agência de Transportes Terrestres (ANTT) e ao governo de Goiás, nesta terça-feira(06).

A decisão tomada pelo GDF, com um gostinho de “se virem pra lá”, foi uma resposta a reclamação feita pelo cômodo governador goiano, Ronaldo Caiado, ao Supremo Tribunal Federal.

Ele entrou com uma ação exigindo a anulação do aumento da tarifa, decretada pela Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana do Distrito Federal.

O ministro do STF, André Mendonça, acolheu o pedido do governador de Goiás.

O aumento havia sido concedido, no último de domingo (4), para evitar paralisações no transporte semiurbano.

Sem aumento de tarifa, há 21 meses, apesar de já autorizado pela ANTT, as empresas alegavam dificuldade de continuar o serviço devido ao alto custo operacional.

Caiado deu uma de “bom mocinho”. Detonou a iniciativa do GDF, apesar de, historicamente, nenhum dos governantes, que já passaram pelo Palácio das Esmeraldas, centro administrativo do governo do Estado, em Goiânia, fizeram qualquer gesto para acabar com as mazelas que sofre a abandonada população do Entorno, região composta por 23 municípios goianos.

Além da situação caótica do transporte público, que transporta gente como gado, o governo de Goiás não dá a mínima para a deplorável situação, enfrentada pelos mais de 1 milhão de habitantes da região que precisam do atendimento da saúde pública.

No Entorno não há um hospital de Alta Complexidade para socorrer a população.

O hospital Hugo 9 de Águas Lindas, continua fechado há mais de 15 anos e a sua construção segue paralisada, apesar do investimento de R$15 milhões, feitos durante os governo de Marconi Perillo(PSDB) e R$10 milhões torrados pelo governo Caiado. Ninguém resolve o problema.

A população adoecida tem como única opção de atendimento nos hospitais de Brasília, enquanto o governador de Goiás, que é médico de profissão, lava as mãos como pilatos para o seu povo.

Voltando a questão do transporte semiurbano do Entorno, a situação pode ficar muito pior, já que as empresas que operam na região, ameaçam paralisar os serviços a qualquer momento, se não houver uma alternativa para mitigar os custos operacionais.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios políticos da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Ações de engenharia de trânsito melhoram segurança viária no DF em 2025

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) intensificou as ações de engenharia em 2025. Balanço...

Mais Radar

Do “elefante branco” marcado pela corrupção à Arena que move a economia

A Arena BRB deixou de ser "o elefante branco Mané Garrincha"após 12 anos como simbolo da corrupção. Hoje movimenta turismo, eventos e empregos, virando símbolo de virada e desenvolvimento para Brasília, graças a gestão de Ibaneis Rocha.

Reginaldo Veras pode “dançar” sem música na difícil disputa deste ano

O deputado pode dançar baião sem sanfoneiro se insistir na frágil federação PT/PV/PCdoB! Sem Erika Kokay puxando votos na Câmara, o pré-candidato do PV corre risco real de ficar sem ritmo e sem mandato. Hora de trocar o passo antes que a música pare de vez.

Rombo à vista: PSD vai torrar dinheiro público com Arruda inelegível

O PSD no Distrito Federal corre o risco de provocar um...

No DF, todos querem mandato de federal; poucos aceitam ser escada

No DF, dirigentes partidários enfrentam dificuldade para montar nominatas competitivas à Câmara. Faltam puxadores de voto e sobra cautela: muitos pré-candidatos recusam servir de escada para quem já tem mandato.

Morte de Orelha: Roosevelt quer crime hediondo para quem assassina cães

O assassinato brutal do cão Orelha virou símbolo do martírio e crueldade animal. O deputado distrital Roosevelt Vilela defende penas mais rigorosas contra quem maltrata animais e crime hediondo em casos extremos. Pela rede social o parlamentar reforçou o grito de indignação coletiva em protesto na Paulista neste domingo (01).
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político