O ASSUNTO É

Entenda os benefícios de doar sangue e como realizar a ação no DF

Publicado em

O Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado em 25 de novembro. Uma pesquisa da farmacêutica Abbott revela que apenas 19% dos brasileiros têm o hábito de doar. Essa ação simples pode salvar até quatro vidas, de acordo com o Ministério da Saúde.

A doação ajuda outras pessoas e é benéfica para o organismo do doador. O ato pode apresentar melhora dos níveis de colesterol e diminuição da pressão arterial, conforme aponta o coordenador do núcleo de cardiologia do Sírio-Libanês em Brasília, Carlos Rassi.

“Quando doamos sangue, eliminamos uma quantidade significativa de ferro do organismo. Isto se provou benéfico para pacientes que possuem sobrecarga de ferro, que pode levar a doenças cardíacas, hepáticas e outras”, diz o também médico, que também é professor da Universidade de Brasília (UnB). 

Dentre os benefícios, os especialistas dão destaque também para o risco de câncer. Durante a doação ocorre uma significativa baixa na reserva de ferro no organismo, o que possibilita uma redução dos riscos de desenvolver câncer de fígado.

Doar sangue também pode ser bom para o corpo em geral. Isso porque o doador, antes de realizar o procedimento, precisa passar por uma bateria de exames. Além dos exames de laboratório, o paciente responde também a um questionário de saúde e é submetido à avaliação dos sinais vitais.

Para os concurseiros do Distrito Federal, os candidatos que comprovarem pelo menos três doações no período de um ano antes da inscrição no concurso, têm direito à isenção da taxa (Lei 4.949/2012).

Para doar, o voluntário precisa cumprir alguns requisitos, dentre eles, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 quilos e ter IMC maior ou igual a 18,5. O candidato precisa dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação; não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não fumar duas horas antes da doação.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Mais de 1,5 mil famílias são incluídas no Cartão Prato Cheio

Novas famílias foram inseridas no programa Cartão Prato Cheio, pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF). No total são 1.559 beneficiários, que receberão o auxílio...

Mais Radar

SUS vai ofertar novos tratamentos para endometriose

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai oferecer duas novas opções...

Ministério abre adesão ao programa Agora Tem Especialistas

Hospitais, clínicas e empresas privadas ou filantrópicas que prestam serviços de...

Saúde anuncia 3 mil bolsas de residência e 500 vagas para especialista

No intuito de ampliar o número de médicos especialistas, o Ministério...

Hospital de Base do DF se destaca em cirurgias bucomaxilofaciais

A unidade realiza procedimentos essenciais para a recuperação estética e funcional dos pacientes, incluindo cirurgias de internação facial e atendimentos de emergência.

Farmácia Popular terá 41 medicamentos gratuitos

A total gratuidade do Programa Farmácia Popular foi divulgada pela ministra...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.