O ASSUNTO É

Valparaíso: Aliados se sentem traídos e enganados por Pábio Mossoró

Publicado em

A eleição para a Mesa Direto­ra da Câmara de Vereadores de Valparaíso de Goiás, ocorrida na última quarta-feira (09), causou um racha no grupo do prefeito Pábio Mossoró, o que pode afetar na construção de um nome para a sua sucessão em 2024.

A maioria dos 12 vereadores, que formam a sua base, olha o prefeito com desconfiança. “Pábio afaga e apunhala pelas costas”, disse um deles nesta terça-feira (15), ao RadarDF.

O desarranjo da base está no fato de Pábio ter turbinado, na moita, com o apoio da oposição, a candidatura de Flávio Lopes(MDB), eleito presidente da Casa.

Em conversa de pé de ouvido ele vinha prometendo o mesmo, aos também candidatos Alceu Gomes(PL), Zequinha(PL) e Tião da Padaria(PRTB).

Nos bastidores do Legislativo, a maioria garante que o prefeito Pábio Mossoró vai tenta descartar, daqui por diante, todos os vereadores com potencial de lançar candidatura à prefeitura de Valparaíso, nas próximas eleições municipais.

A mesma artimanha política, Mossoró aplica nos seus auxiliares que compõe a estrutura do seu governo.

Ao mesmo tempo que afaga o ego de quatro secretários municipais, que postulam o seu apoio para sucedê-lo, Mossoró chega a compará-los como “bobões” ao demonstrar preferência pela secretária de Educação, Rudilene Alves.

A confusão cresce e não pára por aí quando o prefeito sinaliza querer a sua vice Zeli Fritsche (PRTB), como também a sua candidata em 2024.

Zeli conseguiu se eleger a deputada estadual em outubro desse ano, e tomará posse no dia 1º de fevereiro de 2023.

Se continuar como deputada, ela será uma pedra no meio do caminho caso o prefeito opte em disputar o cargo de depurado estadual em 2026.

Mossoró tenta agora convencer a deputada eleita de que ela não terá nada a perder, na disputa municipal de 2024, já que vai estar no meio do mandato no ano das eleições municipais e que pode se eleger prefeita.

Caso isso ocorra, o prefeito de Valparaíso contará com o apoio da máquina municipal para seu projeto político futuro.

Mas se Zeli não topar, e tomar gosto pelo mandato de deputada estadual, Pábio Mossoró pode se prejudicar, não se elegendo nem para a Câmara Federal, por dividir o mesmo colégio eleitoral com a deputada eleita Leda Borges(PSDB), ou mesmo para a Alego, que terá que dividir os mesmo votos com Zeli, simples assim.

Outro personagem que engrossa o time de aliados descontentes com o prefeito, é o vereador Placido Cunha(Avante).

O ex-presidente da Câmara de Valparaíso, que também sonha ser prefeito da cidade, se sentiu traído por Pábio, logo que deixou a cadeira de presidente do legislativo municipal, na quarta-feira da semana passada.

Nos últimos dias, Placido tem acenado para a deputada federal eleita e ex-prefeita de Valparaíso, Leda Borges(PSDB).

Como se vê, o jogo esperto e um tanto perigoso de Mossoró, começa a despertar a ira dos aliados de hoje, transformando-os em ferrenhos adversários de amanhã.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios políticos da capital federal. Siga o #radarDF

 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Edital abre credenciamento de papelarias do DF no Cartão Escolar 2026

Foi aberto pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) o edital de chamamento público para o credenciamento do programa Cartão Material Escolar. São aptas a participar...

Mais Radar

Dom Pedro II celebra formandos e honra pioneiro do salvamento aquático

A formatura dos alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Militar Dom Pedro II acontece nesta quinta-feira (27), às 20h, no Ginásio Nilson Nelson, e promete muita emoção para os formandos, familiares e toda a comunidade escolar. O evento marcará o encerramento de um ciclo cheio de desafios, aprendizado e histórias que cada aluno carrega consigo.

Brasília recebe evento de Drift com clima de Halloween e muita adrenalina

Brasília recebe evento de Drift no dia 24 de outubro, no Brasília Kart. Noite de Halloween com adrenalina, manobras e diversão.

Campeonato Brasileiro de Muay Thai agita o JK Shopping neste sábado

Brasília neste sábado (19) será palco do Campeonato Brasileiro de Muay Thai, que promete muita adrenalina e lutas emocionantes no JK Shopping.

Tadeu Filippelli: A força discreta do MDB que molda a política brasiliense

Aos 76 anos, Tadeu Filippelli mantém sua marca na política do DF. Ex-deputado, ex-vice-governador e líder do MDB, segue como articulador influente, mostrando que seu poder vai além de mandatos e cargos formais.

Brasília corre unida: Maratona Monumental 2025 toma a Esplanada

Dias 22 e 23/11: Expo, Monumental Kids e provas de 5 km, 10 km, 21 km e 42 km na Esplanada

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.