Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Como “Madalena arrependida”, PO se insinua, em carta, para Ibaneis

Publicado em

O PSD, partido presidido por Paulo Octávio, candidato derrotado no primeiro turno das eleições, quase conseguiu a façanha de levar a disputa eleitoral para o segundo turno.

Era de clareza solar que o jogo de PO, foi feito para beneficiar o candidato do PT/PV e PCdoB, Leandro Grass, contra Ibaneis Rocha(MDB) na disputa pelo Buriti.

O governador teve sorte ao ser reeleito ainda no primeiro turno.

Lutou com os mais ferrenhos adversários e contra alguns que si diziam aliados de primeira hora, como Paulo Octávio, que pularam a cerca sem menor pudor.

Ibaneis quebrou o paradigma de que o DF não reelegeria governadores.

Somente o ex-governador Joaquim Roriz, teve a sorte de vencer a corrida, em uma disputa acirrada de segundo turno, no ano 2002.

Ibaneis ganhou a eleição contra tudo e contra todos.

A votação poderia ser melhor que os 832.633 votos recebidos nas urnas, o equivalente a 50,30% dos votos válidos.

Digo isso se não ocorresse a divisão do seu grupo político e se Bolsonaro(PL) tivesse declarado apoio público a reeleição do governador.

A entrada de Damares (Republicanos), na disputa pela vaga do Senado, prejudicou ainda mais a chapa de Ibaneis Rocha.

Apoiada pela mulher do presidente, Damares acabou enterrando a candidatura de Flávia Arruda(PL), companheira de chapa de Ibaneis, e beneficiou diretamente a candidatura do Coronel Moreno (PTB) que teve 94.100 votos bolsonaristas.

Paulo Octávio deixou para os últimos minutos do fechamento do prazo das convenções para anunciar ser candidato. O anúncio foi um golpe contra o governador.

Antes da fase da pré-campanha, Ibaneis chegou quase que adular Paulo Octávio a compor a chapa majoritária. Mas ele esnobou como sempre fez.

Se voltarmos o filme da eleição de 2018, quando Ibaneis já tinha o MDB, mas que lhe faltavam nomes para a construção da chapa, o empresário Paulo Octávio lhe disse um baita “não”.

Não quis compor. Preferiu apoiar a candidatura de Alberto Fraga que ficou pelo caminho do 1º turno da eleição daquela ano.

Não acreditava que um neófito da política fosse capaz de vencer uma eleição disputada por raposas velhas da política brasiliense, grupo que ele se incluí.

O esnobe PO, fez carreira como deputado federal, senador, vice-governador e chegou a governar o DF, em 2010, por 13 dias, quando foi obrigado a renunciar.

Somente em 2019, o grupo, antes liderado por Roriz, que se encontrava no ostracismo político, por mais de oito anos, foi reconstruído pelas mãos de Ibaneis, após derrotar o governador neossocialista Rodrigo Rollemberg(PSB).

De lá para cá, Ibaneis fez o caminho da convergência para a construção de um grupo sólido para governar, cuidar do DF e da sua população. Reconstruiu olhando para o futuro.

Agora, faltando 54 dias para a instalação do segundo mandato do emedebista, PO se aproxima de Ibaneis e do governo, com os mesmos salamaleques feitos no início do primeiro mandato.

carta po

Na segunda-feira (07/11), Paulo Octávio, acenou para Ibaneis, por meio de uma carta, propondo o retorno do seu partido à base do novo governo que, até no mês passado, se esforçou, ao máximo, para tirar o emedebista do Buriti

Resta saber, se Ibaneis, que ganhou as eleições com poucos, deseja continuar governando com os muitos que lhe viraram as costas.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Brasileiros sacaram R$ 315 milhões em valores a receber em maio

De acordo com dados do Banco Central (BC), os brasileiros sacaram, em maio, R$ 315...

Mais Radar

QualificaDF: Motor de transformação social que impulsiona a economia

O QualificaDF capacita jovens para o mercado, oferecendo cursos práticos em cidades do DF. Desde 2022, certificou 15 mil pessoas, reduzindo o desemprego e injetando milhões na economia local, com a determinação de Ibaneis Rocha e com o apoio das emendas de Robério Negreiros

Escândalos e desgaste do governo Lula faz fechar a boca da oposição no DF

Enfraquecido por escândalos e sem lideranças fortes, o PT do DF perde voz, discurso e espaço político, enquanto o grupo de Ibaneis avança sem resistência rumo à sucessão em 2026.

Ibaneis e clã Bolsonaro formam aliança política para 2026 no DF

Ibaneis Rocha e Michelle Bolsonaro selam aliança para o Senado em 2026, com apoio do clã Bolsonaro. Encontro em Brasília fortalece MDB, PL e PP, visando eleger Celina Leão governadora e consolidar a direita no DF.

Política de juros de Galípolo leva PT a loucura que não pode o acusar de sabotador

PT, que acusava Campos Neto de “sabotar” o governo com juros altos, agora engole o choro com Gabriel Galípolo, indicado por Lula, que elevou a Selic a 15%, mantendo a política restritiva do BC.

Rollemberg dança que nem “pinto no lixo” a espera por vaga na Câmara

Rodrigo Rollemberg celebra diploma de deputado federal e dança como "pinto no lixo", mas posse pode atrasar até após recesso. A Câmara dos Deputados deve encaminhar a decisão do STF para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político