O ASSUNTO É

ONU cobra ação do Brasil para frear emissão de gases de efeito estufa

Publicado em

Foi divulgado nessa quinta-feira (27), o relatório Lacuna de Emissões 2022, pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). O documento avalia anualmente os esforços dos países para reduzir a emissão de gases de efeito estufa.

O texto destaca que a previsão de aquecimento da temperatura quase dobrou e que os países fracassaram em cumprir metas de redução de carbono. O resultado foi publicado duas semanas antes da abertura da 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas — COP 27. O evento acontece em Sharm el-Sheikh, no Egito.

Dentre os dados, o relatório traz um resumo dos últimos compromissos dos países signatários do Acordo de Paris. Até o final do século, o pacto entre 195 países busca limitar o aumento da temperatura do planeta em menos de 2°C.

No entanto, em comparação com a média pré-industrial, e com a política climática atual, a temperatura deve subir 2.8ºC. Na avaliação da ONU, o Brasil é considerado importante na batalha para evitar a catástrofe climática, diante do peso do desmatamento da Amazônia na alta de emissões.

Segundo especialistas, a floresta é uma das medidas mais viáveis para conter as mudanças climáticas. Isto é, sem a necessidade da utilização de produtos químicos, o que também pode evitar a venda irregular de madeira.

De acordo com o relatório, um dos pontos críticos é a defasagem entre o que os países se comprometeram a fazer e o que estão realmente fazendo. O balanço mostra que a maior parte dos países do G-20 começou recentemente a implementar seus planos de reduções. Coletivamente, é esperado que a meta não seja atingida sem uma mudança expressiva de rumo.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

DF terá primeiro hotel social para pernoite de pessoas em situação de rua

O Distrito Federal vai ganhar o primeiro hotel social para pessoas em situação de rua. O espaço na área central de Brasília será inaugurado...

Mais Radar

Lula chama de “irresponsável” ameaça de Trump contra o Brics

Lula minimiza ameaça de Trump de taxar Brics em 10% durante cúpula no Rio. Presidente chama fala de irresponsável e defende soberania dos países. Bloco foca em cooperação e multipolaridade, ignorando tensões com EUA, segundo relatos da cúpula.

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões

As seis dezenas do concurso 2.884 da Mega-Sena serão sorteadas, a...

Inscrições para CNU 2025 começam nesta quarta (2)

Começam nesta quarta-feira (2 ), as inscrições para a segunda edição...

Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos

Os Correios atenderam 1,3 milhão de aposentados e pensionistas sobre descontos...

Governo define distribuição de cotas raciais em concursos públicos

A nova distribuição das vagas por cotas raciais em concursos públicos...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.