Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Resultado das eleições em Águas Lindas deixa Lucas Antonietti fortalecido

Publicado em

A derrota do ex-prefeito de Águas Lindas, como candidato a deputado federal, Hildo do Candango(Republicanos), e o completo esfacelamento do grupo liderado por Marcos Túlio, abriram caminho para o fortalecimento político do atual prefeito do município, Lucas Antonietti(Podemos).

O prefeito, que liderou a campanha de reeleição do governador Ronaldo Caiado(União Brasil), que venceu no primeiro turno das eleições, ocorridas no dia 2 de outubro, tornou-se a mais forte liderança política de Águas Lindas, sem adversários capazes de atrapalhar a sua reeleição em 2024.

Apesar de sair das urnas com pouco mais de 45 mil votos, destes, apenas 29.134 votos de Águas Lindas, na disputa de uma das vagas da Câmara Federal, o ex-prefeito Hildo do Candango sentiu o gosto amargo da derrota e com um mal presságio de que perdeu a capacidade eleitoral no município que em eleições passadas, o elegeu a deputado federal e duas vezes, prefeito.

A perda da musculatura eleitoral de Hildo, é um dos sintomas de que a fila andou nos últimos dois anos, o que revela que figuras carimbadas da política de Águas Lindas, estão ficando para trás.

Além de não conseguir se eleger para a Câmara Federal, Hildo levou para o buraco todo o seu grupo político e de quebra o grupo liderado por Marcos Túlio, com quem se aliou de forma declarada na campanha eleitoral.

Na tentativa de conseguir se eleger, o ex-prefeito montou um grupo para servir de “escada” com candidaturas para a Assembleia Legislativa, formado por Giovane Machado, Zé da Imperial, Sargento Godói, Keke Vulkanic, Wilson Carvalho e Celeste. Nenhum deles obteve êxito nas urnas.

Dificilmente, Hildo se recomporá do tombo eleitoral que levou na disputa desse ano e terá dificuldades para enfrentar o atual prefeito que irá para a reeleição em 2024.

A liderança política de Lucas Antonietti ficou lacrada com os resultados das urnas.

O prefeito conseguiu eleger Anderson Teodoro (Avante) a deputado estadual, que saiu com 80% da votação exclusiva do eleitorado de Águas Lindas.

Antonietti ajudou ainda a eleger Zé Nelto (PP) para deputado federal e saiu vitorioso ao se empenhar, ao máximo, pela reeleição do governador Caiado(União Brasil), que faturou o seu segundo mandato no 1º turno.

Como se vê, o médico, que surgiu em 2020, como um novato, na disputa pela prefeitura municipal, precisou de apenas dois anos para mudar o cenário político de Águas Lindas, sepultando alguns de seus prováveis adversários, que se diziam donos da alma e dos votos do povo aguaslindense.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Do “elefante branco” marcado pela corrupção à Arena que move a economia

A Arena BRB deixou de ser "o elefante branco Mané Garrincha"após 12 anos como simbolo da corrupção. Hoje movimenta turismo, eventos e empregos, virando símbolo de virada e desenvolvimento para Brasília, graças a gestão de Ibaneis Rocha.

Mais Radar

Do “elefante branco” marcado pela corrupção à Arena que move a economia

A Arena BRB deixou de ser "o elefante branco Mané Garrincha"após 12 anos como simbolo da corrupção. Hoje movimenta turismo, eventos e empregos, virando símbolo de virada e desenvolvimento para Brasília, graças a gestão de Ibaneis Rocha.

Reginaldo Veras pode “dançar” sem música na difícil disputa deste ano

O deputado pode dançar baião sem sanfoneiro se insistir na frágil federação PT/PV/PCdoB! Sem Erika Kokay puxando votos na Câmara, o pré-candidato do PV corre risco real de ficar sem ritmo e sem mandato. Hora de trocar o passo antes que a música pare de vez.

Rombo à vista: PSD vai torrar dinheiro público com Arruda inelegível

O PSD no Distrito Federal corre o risco de provocar um...

No DF, todos querem mandato de federal; poucos aceitam ser escada

No DF, dirigentes partidários enfrentam dificuldade para montar nominatas competitivas à Câmara. Faltam puxadores de voto e sobra cautela: muitos pré-candidatos recusam servir de escada para quem já tem mandato.

Morte de Orelha: Roosevelt quer crime hediondo para quem assassina cães

O assassinato brutal do cão Orelha virou símbolo do martírio e crueldade animal. O deputado distrital Roosevelt Vilela defende penas mais rigorosas contra quem maltrata animais e crime hediondo em casos extremos. Pela rede social o parlamentar reforçou o grito de indignação coletiva em protesto na Paulista neste domingo (01).
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político