O Giro Cultural, reúne 35 grupos e percorre as escolas em todas as regiões administrativas, incluindo a zona rural e cidades do entorno até o final do mês de novembro.
Segundo o senador Izalci, o projeto promove e preserva as tradições populares da cultura brasileira. “O Giro Cultural engloba música, dança, cordel, nossas principais manifestações de cultura popular e caipira, fazendo com que essas tradições sejam passadas de geração para geração”, afirmou Izalci.
Emprego e Renda
Para o organizador do projeto e presidente do Grêmio Recreativo Formiga da Roça, Patrese Ricardo, o Giro Cultural, iniciado em setembro, também garante emprego e renda para toda a cadeia produtiva junina do DF que, ao longo dos últimos anos, têm se destacado como uma das melhores do país em campeonatos nacionais e regionais.
“Garantimos assim, a possibilidade de novos adeptos do movimento, e a preservação dessa que é uma das maiores manifestações culturais de nosso país.”
Apoio
Segundo Patrese, o apoio do senador Izalci têm sido de grande importância para o movimento junino do DF.
“Mesmo durante a Pandemia, quando nos apresentamos virtualmente, ele esteve junto com seu apoio e entusiasmo”, revelou Patrese.
“O giro garante a difusão da cultura local, por meio de arte, cultura, lazer e entretenimento, de forma democrática e, sobretudo, inclusiva”, completou Patrese.
Agenda
O Giro já passou por escolas de Planaltina, Ceilândia, Samambaia, Paranoá, Itapoã e São Sebastião e ainda vai completar o ciclo nessas cidades.
Para saber sobre o Giro Cultural em sua cidade, acesse: @girocultural