O ASSUNTO É

Lisboa pode retomar projeto do arquiteto Oscar Niemeyer feito em 1991

Publicado em

Depois de muitos desencontros, a Prefeitura de Lisboa deve aprovar, ainda este ano, o projeto elaborado por Oscar Niemeyer em 1991. A proposta trata-se da construção de um prédio para a capital portuguesa, que, inicialmente, foi projetado para ser a sede da Fundação Luso-Brasileira para o Desenvolvimento.

Acredita-se que a obra com a assinatura de Niemeyer, terá força suficiente para incrementar a revitalização da região. A consideração é devido a construção ser levada para uma das áreas mais degradadas da cidade. O empreendimento tem cerca de 16 mil metros quadrado.

A ideia original proprõe um prédio com salas para trabalho, um centro de exposição e eventos, um teatro para 400 pessoas, lojas, restaurantes, um terraço e uma praça, e também um estacionamento ao fundo. Para a concretização, talvez seja necessário alguns ajustes.

A construção teria sido iniciada, mas em 1999 foi abandonada. Agora, a obra foi retomada pela Prefeitura de Lisboa, que assumiu prejuízos em torno de 750 mil euros (R$ 4 milhões).

O Especialista nas obras do arquiteto brasileiro, o professor Carlos Oliveira Santos, diz que são grandes as chances de o empreendimento se tornar realidade.

“Oxalá, agora essa obra se concretize, porque todos sabem que um Niemeyer é um capital garantido de renovação de áreas urbanas e de atração de uma nova vida criativa e salutar para as cidades”, destaca o também doutor em ciências políticas pela Universidade Nova de Lisboa e autor do livro “Um Niemeyer é sempre um Niemeyer”.

Em 2010, o prefeito da capital portuguesa, António Costa já teria prometido a retomada do projeto. Agora, o feito caberá a Carlos Moedas, seu adversário político, que rompeu um ciclo de 14 anos de governos socialistas em Lisboa.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Bandeira amarela em maio aumenta conta de luz, anuncia Aneel

A agência destacou que o fim das chuvas impacta a geração hidrelétrica, podendo exigir maior uso de usinas termelétricas, que produzem energia mais cara.

Mais Radar

Bandeira amarela em maio aumenta conta de luz, anuncia Aneel

A agência destacou que o fim das chuvas impacta a geração hidrelétrica, podendo exigir maior uso de usinas termelétricas, que produzem energia mais cara.

Minha Casa, Minha Vida doará casas a pessoas em situação de rua

O Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) destinará 3% das moradias...

Papa Francisco morre aos 88 anos, confirma Vaticano

Papa Francisco, morto aos 88 anos, deixa legado de humildade e defesa da justiça social. Vaticano confirma óbito às 2h35 (Brasília). Conclave para novo papa será convocado em breve, enquanto fiéis homenageiam o pontífice em Roma.

Entenda a ampliação do Programa Minha Casa, Minha Vida

O Minha Casa, Minha Vida (MCMV) consolidou mais um passo para...

Prova nacional dos docentes (PND) tem edital previsto e adesões aumentam

Aguardado edital da Prova Nacional dos Docentes (PND), o CNU dos Professores, promete unificar o ingresso na educação pública. Secretarias como SME SP e SEED AP já aderiram, com provas práticas e formação no processo seletivo.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.