Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Voto útil turbina candidatura de Ibaneis que pode se eleger neste domingo

Publicado em

O esvaziamento progressivo das candidatura de Paulo Octávio(PSD), e do pouco desempenho de Izalci Lucas(PSDB) e Leila do Vôlei(PDT), pode aumentar, ainda mais, a vantagem do governador Ibaneis Rocha(MDB) em relação aos números apresentados pela última pesquisa, divulgada neste sábado, pelo Ipec/TVGlobo.

De acordo com todos os análises feitos dos cenários, apontados pelas pesquisas, realizadas e divulgadas durante a semana, o candidato do PSD, Paulo Octávio, não decolou como haviam planejados seus marqueteiros.

Chegou ao fim da corrida abandonado por grande parte dos seus desiludidos apoiadores.

A razão, está no fato da candidatura não ultrapassar o primeiro dígito das pesquisas e pelas propostas mirabolantes, como a de dar passagens de graça, nos transportes públicos do DF, ou a de derrubar a rodoviária do Plano Piloto e refazê-la em sete dias, como Deus criou o mundo.

Além do mais, pesou na consciência do eleitorado, a exposição da vida pregressa de PO em casos de corrupção, pagamentos de propinas, crimes que renderam contra ele dezenas de processos, condenações e até prisão.

O eleitor que abandonou Paulo Octávio faz parte do mesmo nicho eleitoral de Ibaneis Rocha, que mantém a sua liderança consolidada que pode lacrar a vitória ainda hoje.

Durante a campanha, Ibaneis usou a sua mais importante estratégia de mostrar o que fez pelo DF e o que pode fazer pela população no segundo mandato, caso se eleja.

Embora sendo bastante atacado pelo adversários, Ibaneis preferiu ficar na dele sem devolver nenhum comentário, ácido, mesmo nos debates da televisão.

Ibaneis jogou bem nos últimos dias pela conquista do voto útil. Os que abandonaram PO, pela estrada, preferem se realinharem ao lado do emedebista do que migrar para o raivoso esquerdista Leandro Grass.

O mesmo fenômeno pode ocorrer com aquele eleitor que não gosta de jogar seu voto fora, ao sentir que as candidaturas de Izalci Lucas(PSDB), de Leila do Vôlei (PDT) e a do Coronel Moreno (PTB), não surtiram efeitos práticos, como imaginavam.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

BRB chega a Alagoas e vai gerir folha dos servidores da prefeitura de Maceió

O Banco BRB será responsável pela gestão da folha de pagamento dos servidores da Prefeitura...

Mais Radar

Escândalos e desgaste do governo Lula faz fechar a boca da oposição no DF

Enfraquecido por escândalos e sem lideranças fortes, o PT do DF perde voz, discurso e espaço político, enquanto o grupo de Ibaneis avança sem resistência rumo à sucessão em 2026.

Ibaneis e clã Bolsonaro formam aliança política para 2026 no DF

Ibaneis Rocha e Michelle Bolsonaro selam aliança para o Senado em 2026, com apoio do clã Bolsonaro. Encontro em Brasília fortalece MDB, PL e PP, visando eleger Celina Leão governadora e consolidar a direita no DF.

Política de juros de Galípolo leva PT a loucura que não pode o acusar de sabotador

PT, que acusava Campos Neto de “sabotar” o governo com juros altos, agora engole o choro com Gabriel Galípolo, indicado por Lula, que elevou a Selic a 15%, mantendo a política restritiva do BC.

Rollemberg dança que nem “pinto no lixo” a espera por vaga na Câmara

Rodrigo Rollemberg celebra diploma de deputado federal e dança como "pinto no lixo", mas posse pode atrasar até após recesso. A Câmara dos Deputados deve encaminhar a decisão do STF para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Quadrilhão do INSS na mira da CPMI: Damares quer bandidos na cadeia

Damares Alves consegue a instalação da CPMI do INSS para investigar fraudes bilionárias que lesaram aposentados. A senadora cobra justiça e denuncia a omissão do governo Lula diante do escândalo que atinge milhares de idosos.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político