O ASSUNTO É

Estudo diz que infecção pelo coronavírus eleva risco de lesões cerebrais

Publicado em

Em comparação com aquelas que não tiveram a doença, as pessoas recuperadas da Covid-19 correm maior risco de sofrer lesões cerebrais nos 12 meses seguintes à infecção.

Dor de cabeça, ansiedade, depressão, tremores e perda de memória foram os principais problemas relatados pelas pessoas afetadas pelo coronavírus.

Os dados são da Escola de Medicina da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, publicado na última quinta-feira (22), na revista Nature Medicine.

O estudo aborda as novas descobertas sobre a Covid longa. A pesquisa inclui dados de hospitalizados e não hospitalizados, coletados por mais de seis meses.

Cientistas avaliaram a saúde do cérebro de milhões de veteranos das forças armadas norte-americanas a partir de registros médicos, ao longo de um ano.

Dos avaliados, cerca de 150 mil tinham testes positivos para a Covid-19 entre março de 2020 e janeiro de 2021. Dos participantes não infectados no mesmo período, foram 5,6 milhões.

Das pessoas do grupo controle, 5,8 milhões tiveram os dados anteriores à chegada do coronavírus nos estados analisados.

Em relação aos outros grupos, 77% dos pacientes recuperados da Covid-19 apresentaram mais risco de desenvolver problemas de memória, conhecido como névoa cerebral.

A Covid-19 foi relacionada ao aumento de 50% do risco de um acidente vascular cerebral isquêmico, causado por coágulos sanguíneos, em comparação com o grupo não infectado.

Confrontados com o grupo controle, os pacientes recuperados da Covid no último ano foram 80% mais propensos a terem convulsões.

Dos mais propensos a sofrer problemas de saúde mental, foram 43%. Nesse quadro, encaixa-se ansiedade ou depressão. Além disso, também apareceu 35% mais tendentes a ter dores de cabeça e 42% a sofrer distúrbios de movimento.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Ônibus coletivo do DF são adesivados em homenagem a Brasília

A arte dos adesivos foi elaborada pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) e a programação visual envolve desenhos que lembram a cultura e o turismo do DF.

Mais Radar

Hospital de Base do DF se destaca em cirurgias bucomaxilofaciais

A unidade realiza procedimentos essenciais para a recuperação estética e funcional dos pacientes, incluindo cirurgias de internação facial e atendimentos de emergência.

Farmácia Popular terá 41 medicamentos gratuitos

A total gratuidade do Programa Farmácia Popular foi divulgada pela ministra...

Deputado cobra agilidade para liberação de ambulâncias ao Samu-DF

O distrital destaca que as 14 ambulâncias paradas aguardando seguros precisam sair para as ruas para atender emergências e salvar vidas.

Dia D contra dengue promove ações de conscientização em todo o Brasil

O Dia D de mobilização de ações de prevenção contra a...

Número de médicos no Brasil aumenta 23,6% de 2019 a 2023

Em uma nova pesquisa publicada recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.