Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Partido de Leandro Grass aciona o STF contra o povo da 26 de Setembro

Publicado em

O Partido Verde, que tem como candidato ao governo do Distrito Federal, Leandro Grass, protocolou no Superior Tribunal Federal, no último dia 16, uma Ação Direta de Inconstitucionalidade com pedido de medida cautelar contra a Lei federal 14.447/2022, que desafeta área para regularização fundiária, da 26 de Setembro e Condomínio Maranata.

Às duas comunidades, onde moram mais de 40 mil famílias, são frutos de assentamentos, realizados pelo GDF, há quase 30 anos, antes mesmo da criação da Floresta Nacional.

A lei de autoria conjunta, das deputadas Flávia Arruda(PL) e Celina Leão(PP), aprovada pelo Congresso Nacional, e sancionada pelo presidente da República, foi festejada pela população que sonha com a legalização de suas moradias.

Durante os governo de Agnelo(PT) e Rollemberg(PSD), a 26 de Setembro e Maranata, foram alvos de muitas derrubadas.

“Ao invés das duas gestões anteriores, lutarem pela regularização das terras, para dá dignidade as famílias assentadas, preferiram tocar o terror com as derrubadas das casas”, reagiu Celina Leão, candidata a vice na chapa de Ibaneis Rocha(MDB), que concorre a reeleição no próximo domingo(02).

Celina esteve na 26 de Setembro e detonou com Leandro Grass. “Como é que um cara que quer ser governador é contra a lei que vai regularizar essa cidade?” Veja:

A Lei Federal n. 14.447/2022, possibilita a total regularização fundiária da comunidade 26 de Setembro e Maranata.

A medida delimita a área da Floresta Nacional, legalizando uma área ocupada há mais de 20 anos, onde vivem mais de 40 mil famílias, às margens da rodovia DF-001, que liga Taguatinga a Brazlândia.

Para Flávia Arruda, candidata a senadora na chapa de Ibaneis, a lei traz segurança e um reconhecimento histórico para as famílias assentadas pelo poder público no local, antes mesmo da criação da Floresta Nacional.

“Com a desafetação da Flona, será possível dar dignidade para estas pessoas, infraestrutura e fiscalizar melhor qualquer ação de degradação da Floresta Nacional”, afirma.

Já o governador Ibaneis Rocha, garantiu que com a nova lei, as comunidades 26 de Setembro e Maranata, serão incluídos no pacote de regularização fundiária da Lei Complementar n° 986/2021, assinada por ele no ano passado.

O Reurb abrange medidas jurídicas urbanísticas, ambientais e sociais, destinadas à incorporação dos núcleos urbanos informais aos ordenamento territorial urbano.

Assim, a população da 26 de Setembro e Maranata usufruirão do direito à moradia e infraestrutura necessárias.

É contra tudo isso que o Partido Verde de Leandro Grass, tenta derrubar no STF.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Mutirão do TRE-DF amplia acesso à regularização eleitoral neste sábado (7)

Com o prazo do cadastro eleitoral aberto até 6 de maio, o Tribunal Regional Eleitoral...

Mais Radar

Do “elefante branco” marcado pela corrupção à Arena que move a economia

A Arena BRB deixou de ser "o elefante branco Mané Garrincha"após 12 anos como simbolo da corrupção. Hoje movimenta turismo, eventos e empregos, virando símbolo de virada e desenvolvimento para Brasília, graças a gestão de Ibaneis Rocha.

Reginaldo Veras pode “dançar” sem música na difícil disputa deste ano

O deputado pode dançar baião sem sanfoneiro se insistir na frágil federação PT/PV/PCdoB! Sem Erika Kokay puxando votos na Câmara, o pré-candidato do PV corre risco real de ficar sem ritmo e sem mandato. Hora de trocar o passo antes que a música pare de vez.

Rombo à vista: PSD vai torrar dinheiro público com Arruda inelegível

O PSD no Distrito Federal corre o risco de provocar um...

No DF, todos querem mandato de federal; poucos aceitam ser escada

No DF, dirigentes partidários enfrentam dificuldade para montar nominatas competitivas à Câmara. Faltam puxadores de voto e sobra cautela: muitos pré-candidatos recusam servir de escada para quem já tem mandato.

Morte de Orelha: Roosevelt quer crime hediondo para quem assassina cães

O assassinato brutal do cão Orelha virou símbolo do martírio e crueldade animal. O deputado distrital Roosevelt Vilela defende penas mais rigorosas contra quem maltrata animais e crime hediondo em casos extremos. Pela rede social o parlamentar reforçou o grito de indignação coletiva em protesto na Paulista neste domingo (01).
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político