O ASSUNTO É

PF derruba esquema de furto e revenda de computadores de órgãos públicos

Publicado em

A Operação Chiaroscuro cumpriu dois mandados de busca e apreensão, na manhã desta terça-feira (13). A Polícia Federal (PF) investiga a venda irregular de computadores em uma loja de informática da Asa Norte.

De acordo com a PF, a denúncia aconteceu em 6 de abril, resultando na prisão em flagrante do dono do estabelecimento.

As máquinas pertenciam a órgãos públicos e empresas privadas. No estabelecimento tinha, inclusive, um computador do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Além do proprietário, mais duas pessoas teriam envolvimento com o esquema de receptação e revenda dos eletrônicos.

Na ocasião, o que levou às informações sobre os desvios foram procedimentos dos departamentos de controle interno e da corregedoria do Ministério de Desenvolvimento Regional.

A Polícia Federal encontrou anúncios dos equipamentos em sites de vendas, assim que começou investigar o caso. O dono dono da loja não teve o nome divulgado.

Ele foi detido com dezenas das mercadorias desviadas do órgão federal, e a PF continuou investigando.

Em caso de denúncia à Justiça, os suspeitos podem responder por crime de receptação qualificada, que prevê prisão de três a oito anos e pagamento de multa, se condenados.

O nome da operação “chiaroscuro” vem do italiano e significa “claro-escuro”. O termo faz referência à maneira que os investigados usavam lojas legais para vender itens obtidos de maneira ilegal.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Qualifica DF Móvel oferece mais de mil vagas para qualificação profissional

O Projeto QualificaDF Móvel segue com as inscrições abertas para a 7ª Etapa com 1.012 vagas. Os interessados neste 3º Ciclo podem preencher o...

Mais Radar

PMDF registra 1,7 mil casos de perturbação de sossego em 2025

A plataforma também desempenha um papel estratégico no mapeamento das áreas com maior incidência de reclamações, possibilitando ações preventivas e educativas.

PCDF recupera 54 celulares roubados na região de Ceilândia

A operação conduzida pela 19ª DP da PCDF, resultou na recuperação de 54 celulares roubados em Ceilândia. Os aparelhos foram identificados via SITTEL e o reembolsos serão feitos aos donos após os trâmites legais.

Veja! Criminosos filmam queda de helicóptero da Polícia Civil do Rio

Um vídeo gravado pelos próprios criminosos mostra o momento em que o helicóptero da Polícia Civil do Rio de Janeiro é atingido e cai em Duque de Caxias. As imagens revelam tiros disparados contra a aeronave durante a operação policial.

Polícia Militar recupera carro roubado após perseguição intensa no DF

Policiais recuperaram um VW Polo preto roubado após uma intensa perseguição que ocorreu no Guará. Três adolescentes foram detidos no local com pertences da vítima e a faca usada no crime. O veículo foi devolvido ao proprietário.

PF investiga empresa de Tabanez por fraudes em licitações no DF

A Polícia Federal e a CGU realizam operação contra fraudes em licitações no DF. A empresa R7 Facilite, de Carlos Tabanez, é alvo da investigação, que aponta uso de 'laranjas' e manipulação de contratos públicos. Mandados de busca foram cumpridos.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.