O ASSUNTO É

Em 2022, desistências de candidaturas superam as de 2018

Publicado em

Comparado ao ano eleitoral de 2018, as desistências deste ano representam 25,3% de todos as candidaturas consideradas ineptas.

De acordo com a Justiça eleitoral, até o momento, 876 (51,35%) tiveram o pedido de registro negado.

O motivo do impedimento é pelos candidatos não atenderem aos critérios da legislação eleitoral ou apresentarem algum quesito, incluindo os previstos da Lei da Ficha Limpa.

Das candidaturas à Presidência da República, foram negadas duas. Pablo Marçal (Pros) foi impedido de concorrer, pois não comprovou o apoio partidário necessário.

O outro pré candidato é Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB. Ele foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa, por ser condenado no caso do Mensalão.

Além disso, quando o registro for cancelado pelo partido, a candidatura também pode ser considerada inapta. Até o momento isso ocorreu 13 vezes.

Também há casos que nem chegaram a ser conhecidos pela Justiça Eleitoral, devido alguma irregularidade formal, que impede o julgamento. Esse foi o caso de 15 registros, nessas eleições.

Independentemente da situação, o partido ou federação correspondente tem até 10 dias corridos para apresentar um substituto.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualiza os dados ao menos três vezes ao dia. A atualização mais recente, às 14h de domingo (11), ainda mostra 2.515 candidaturas aguardando julgamento.

A Justiça Eleitoral tem até esta terça-feira (12) para julgar os pedidos, incluindo recursos. O prazo pode ser extrapolado em situações complexas, em que o candidato pode recorrer à Justiça. Essas são as chamadas candidaturas sub judice, quando tem pendências judiciais.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Distrito Federal lidera ranking de qualidade de vida no Brasil em 2025

Pela primeira vez, o Distrito Federal alcançou o topo do ranking nacional de sustentabilidade elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Desde o início da série histórica,...

Mais Radar

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com destaque para PDLs

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com 73 PLs, 47 PDLs, 8 PLCs e 6 PRs. Destaque para aumento de PDLs e leis como regularização de puxadinhos, crédito justo e uniforme escolar gratuito, impactando a sociedade do DF.

Projeto de lei institui diretrizes para o Programa Agrário do Distrito Federal

Foi aprovado na manhã de hoje (22) pela Comissão de Produção...

Dra. Jane Klebia enfrenta violência política e diz que nada a intimida

Mulher negra, Dra. Jane enfrenta a violência política de gênero, criminalizada pela Lei nº 14.192/2021, com resiliência, transformando ataques em combustível para seguir sua luta sem ceder a práticas intimidatórias e criminosas.

Com Rogério Morro da Cruz, Celina e Ibaneis levam progresso a São Sebastião

Com Ibaneis Rocha, Celina Leão e Rogério Morro da Cruz, São Sebastião vive um novo tempo: obras históricas, mais justiça e mobilidade, refletindo compromisso real com qualidade de vida e futuro digno à população.

Deputada Jane Klebia propõe aluguel social apenas com o BO policial

A partir do boletim de ocorrência, as mulheres vítimas de violência...

Últimas do Radar