O ASSUNTO É

Em 2022, desistências de candidaturas superam as de 2018

Publicado em

Comparado ao ano eleitoral de 2018, as desistências deste ano representam 25,3% de todos as candidaturas consideradas ineptas.

De acordo com a Justiça eleitoral, até o momento, 876 (51,35%) tiveram o pedido de registro negado.

O motivo do impedimento é pelos candidatos não atenderem aos critérios da legislação eleitoral ou apresentarem algum quesito, incluindo os previstos da Lei da Ficha Limpa.

Das candidaturas à Presidência da República, foram negadas duas. Pablo Marçal (Pros) foi impedido de concorrer, pois não comprovou o apoio partidário necessário.

O outro pré candidato é Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB. Ele foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa, por ser condenado no caso do Mensalão.

Além disso, quando o registro for cancelado pelo partido, a candidatura também pode ser considerada inapta. Até o momento isso ocorreu 13 vezes.

Também há casos que nem chegaram a ser conhecidos pela Justiça Eleitoral, devido alguma irregularidade formal, que impede o julgamento. Esse foi o caso de 15 registros, nessas eleições.

Independentemente da situação, o partido ou federação correspondente tem até 10 dias corridos para apresentar um substituto.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualiza os dados ao menos três vezes ao dia. A atualização mais recente, às 14h de domingo (11), ainda mostra 2.515 candidaturas aguardando julgamento.

A Justiça Eleitoral tem até esta terça-feira (12) para julgar os pedidos, incluindo recursos. O prazo pode ser extrapolado em situações complexas, em que o candidato pode recorrer à Justiça. Essas são as chamadas candidaturas sub judice, quando tem pendências judiciais.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Ceilândia se reforça para a “Série D” com novos nomes no elenco

Ceilândia se reforça para a Série D com Tarta, Pepê, Dudu, Tcharlles e o retorno do ídolo Romarinho, maior artilheiro do clube na competição, visando fortalecer o elenco após vitória na estreia e manter o bom desempenho no Brasileiro.

Mais Radar

CLDF debate nomear estação de metrô como Anna Nery

Audiência pública na CLDF discute renomear estação 108 Sul como “Estação Enfermeira Anna Nery”, homenageando a patrona da Enfermagem. Proposta de Dayse Amarilio, evento ocorre dia 14/4, às 10h, com participação popular

Deputado Roosevelt homenageia 217 anos dos Fuzileiros Navais

Durante a cerimônia, foram entregues moções de louvor, reconhecendo o papel essencial da corporação.

Desembargador Belinati exalta trajetória política de José Sarney

Roberval Belinati exalta a trajetória de José Sarney na solenidade que concedeu o título de Cidadão Honorário de Brasília, destacando seu papel na Constituição de 1988 e na redemocratização do Brasil, em evento da CLDF

Cleber Monteiro é sabatinado para direção do Iges-DF

Indicado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), Monteiro assume a posição após a saída de Juracy Cavalcante Lacerda, que foi nomeado para liderar a Secretaria de Saúde (SES/DF).

Damares apoia proposta de Marli Rodrigues sobre inclusão de pets no IR

Senadora Damares Alves acolhe proposta da presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, para inclusão de gastos com pets no Imposto de Renda

Últimas do Radar